É Natal e ninguém leva a mal!
Estamos em contagem decrescente para o Natal e, por isso, fazemos um roteiro por algumas tradições do país.
E começo por Penamacor que tem o Maior Madeiro de Natal de Portugal. Trata-se uma grande fogueira que é feita no adro da igreja, onde a população se reúne depois da Missa do Galo. Toda esta festa termina no atear do Madeiro, na noite de 23 para 24 de dezembro.
De Penamacor para Sabugal que tem o Maior Presépio Natural de Portugal. O Presépio é construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos. Esta recriação conta com diversas cenas a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante.
Em Seia, na Aldeia de Cabeça, a mais ecológica do país. Os enfeites são feitos à mão, em exclusivo pelos cerca de 100 moradores, com materiais retirados diretamente da natureza. As luzes utilizadas são LED. É que a Aldeia Cabeça de Natal é, desde 2011, a primeira aldeia a implementar medidas verdadeiramente sustentáveis.
Em “Águeda é Natal” com o Maior e Mais pequeno Pai Natal do mundo! O “Maior Pai Natal do Mundo”, está no Largo 1º de Maio, com cerca de 21 metros e 250 mil leds a iluminá-lo. Equivale a um prédio de 7 andares, esta estrutura tem uma largura de aproximadamente 10 metros e pesa várias toneladas. Mas também tem o “Mais Pequeno Pai Natal do Mundo”, uma nano-escultura que apenas pode ser contemplada através de microscópio. O “homem das barbas brancas” cabe no buraco de uma agulha e está exposto no Posto de Turismo de Águeda.
Já o Presépio Tradicional da Marinha Grande é um dos maiores da Região. Nesta edição, o Presépio ocupará uma área de cerca de 60 m2, com 1500 figuras, centenas de acessórios.
Em Óbidos Vila Natal é tradição e não falta uma rampa de gelo, um comboio, um carrossel, uma Aldeia do Presépio Português e um maravilhoso Chalet do Pai Natal.
Em Alenquer, Presépio de Portugal, tem um presépio na encosta. Quando estiverem por lá vejam nos desenhos azuis e vermelhos pintados nas paredes de algumas casas. Integrado no programa de Natal, o "Pintar e Cantar os Reis" é uma tradição que é mantida viva.
O “Penela Presépio” é um dos maiores eventos de Natal da região Centro de Portugal. Anualmente, atrai milhares de pessoas ao cimo da encosta, O tradicional presépio português é a principal atração. Inclui personagens, episódios bíblicos e locais históricos, com mais de 370 figuras.