Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Agora Ia: Água-pé e castanhas são obrigatórias no Dia de São Martinho

E há almoços, jantares, caminhadas...enfim, uma infinidade de iniciativas para assinalar da data.

Agora Ia: Água-pé e castanhas são obrigatórias no Dia de São Martinho
Ana Bernardino

São várias iniciativas de norte a sul do país. E começo por Sintra e pela Rota da Castanha, uma caminhada pela Serra de Sintra, que vai levar os participantes até ao fruto mais apreciado neste dia, as castanhas. O encontro será nas escadinhas do Palácio Nacional de Sintra, pelas 16h30, e o trajeto tem uma distância de aproximadamente cinco quilómetros, que vai demorar cerca 2h30 a percorrer. É um trilho que nos leva ao  encontro de castanheiros centenários. No final há uma Magusto, com oferta de castanhas e jeropiga para todos os convidados.  

 

Para celebrar também o Outono e o São Martinho, no Mercado de Vale Figueira, em São João da Talha, há uma feira especial, que vai aquecer a população, - a Feira de Outono. Há uma caminhada pelos Jardins da Freguesia, durante a manhã de sábado. À tarde há  castanhas e muita animação  

 

Ainda no sábado de manhã, mas na Amora, há o Mercado de São Martinho Belverde... Fica junto à farmacia …. com artesãos da zona...com expositores …  

Também na margem sul, a Rota de Vinhos da Península de Setúbal junta o São Martinho ao Dia Mundial do Enoturismo,com varias atividades ao longo do mes 

 

Beja recebe a Semana Gastronómica do Vinho. A quarta edição do evento acontece em vários restaurantes e espaços espalhados pela cidade e conta com um magusto, provas de vinho, jantares vínicos, caminhadas e até cante alentejano. 

 

Este mês  o Dino Parque da Lourinhã volta a estender o horário, até às 21h, com o regresso das visitas noturnas, todos os sábados deste mês. Nestas Noites Jurássicas, miúdos e graúdos podem explorar os trilhos deste parque. São  dez hectares, de lanterna da mão e com uma iluminação instalada de propósito para criar um ambiente misterioso. Os efeitos sonoros, com ruídos noturnos dos mais de 200 dinossauros, também fazem parte da experiência. 

 

Brigadeiros, trufas, bombons, brownies, biscoitos e bolachas vão fazer as delícias dos fãs de chocolate em mais uma edição do mercado Choc Choc Choc. A iniciativa, que já vai na quarta edição, está agendada para este fim de semana. Na cidade da Maia. 

 

O festival de cinema mais antigo em Portugal está de volta para sete dias dedicados à animação. O Cinamina – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. Começa na segunda-feira e termina no 19 de novembro, no Centro Multimeios de Espinho, no Auditório do Casino e na Piscina Solário Atlântico.