Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Agora Ia: Entre anjos e jazigos, a cultura vive nos cemitérios

Sexta, 4 de outubro

Agora Ia: Entre anjos e jazigos, a cultura vive nos cemitérios
Ana Bernardino

Os pormenores podem ser vistos nas estátuas, símbolos ou azulejos. Há um mundo por descobrir!

Agora ia participar nas várias atividades da  Semana Cultural dos Cemitérios, com novas visitas, visitas noturnas e tardes de jazigos abertos. Os cemitérios vão estar de portas abertas em Lisboa, Loures, Setúbal, Vila Franca de Xira e Palmela.  

As atividades são gratuitas, mas com inscrição prévia para os mails das respetivas câmaras municipais. O objetivo é contar “as estórias que os cemitérios escondem” e é tudo menos assustador .

Capicua, João Botelho, Rodrigo Amado e Vhils são alguns dos mais de cem artistas que se juntaram na iniciativa "Arte pela Palestina", a decorrer até domingo, na Casa Comum, em Lisboa. O programa inclui pintura, música, literatura, cinema, teatro, dança, gastronomia, performance, arte urbana, entre outras atividades. "Arte pela Palestina", em segunda edição, propõe-se como "ponto de encontro cultural" e "ponte de diálogo e de consciencialização", também através de conversas entre artistas e especialistas. E tem também como objetivo a angariação de fundos para apoio humanitário. 

No Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, até ao final do ano há uma exposição imperdível que “reflete sobre o presente e futuro” da fábrica de azulejos Viúva Lamego, fundada em 1849. Na mostra podemos ver obras de 17 artistas, como Vhils. Algumas das peças foram criadas especialmente para a exposição 
 
Em Castelo Branco temos o Festival Singular, um ciclo de criação artística que conta com sete propostas pluridisciplinares, algumas em estreia, entre performance, teatro, música, cinema e instalação, que vão estar no Cineteatro Avenida, na Fábrica da Criatividade e, pela primeira vez, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco. 

E Coimbra prepara-se para receber a primeira edição do Salão do Livro Antigo, até domingo, na Casa Municipal da Cultura. O evento inclui debates, conferências e a presença de livreiros de todo o País. O objetivo é dar a conhecer o espólio fundacional da Biblioteca, a partir do legado de António Seco, antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra. O Salão do Livro Antigo assume-se então como uma mostra  venda de livro antigo.  

O único carro com seis rodas que venceu um grande prémio de fórmula 1 vai poder ser visto até domingo no Autódromo do Estoril. O lendário Tyrrell P34 é um dos mais de 340 automóveis clássicos que vão estar na 8ª edição do Estoril Classics, este ano com um número recorde de carros clássicos. Mas o Tyrrell P34 não é a única estrela do Estoril Classics, os fãs de automóveis podem ainda ver modelos iguais aos que foram conduzidos pilotos como Niki Lauda e Ayrton Senna.