Agora Ia: Poemas e festa verde!
A tradição de São Patrício chega a Lisboa com as gaitas de foles, numa semana em que se lê poesia em Campo de Ourique.
Começo pela Feira do Livro de Poesia que está de regresso ao Jardim da Parada, em Campo de Ourique, a partir de 19 de março (Dia do Pai) e 24 de março. Por lá vai encontrar cerca de duas dezenas de editores e livreiros. O evento também vai ter lugar na Casa Fernando Pessoa e na Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa com apresentações de livros, oficinas, leituras e conversas com entrada livre. No dia 21 de março, assinala-se o Dia Mundial da Poesia, por isso, a entrada na Casa Fernando Pessoa será grátis durante todo o horário de abertura.
Da Feira do Livro de Poesia para uma festa verde, reserve o domingo para desfilar na Avenida Liberdade, em Lisboa, para assinalar St. Patrick’s Day, uma tradição irlandesa. A partir das 16 horas, a Avenida da Liberdade ficará “pintada” de verde, com mais de 200 músicos, de 10 bandas de gaitas, a tocarem algumas das melodias irlandesas mais conhecidas. O desfile de St. Patrick’s Day termina numa grande festa aberta a todos na Praça do Comércio.
Agora uma sugestão para um passeio no Funicular da Graça, em Lisboa. Este funicular, recém-inaugurado, liga a Rua dos Lagares e o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen (ou seja, liga a Graça e a Mouraria). Neste primeiro mês a utilização é gratuita.
Vamos agora até ao Teatro do Bairro, em Lisboa, porque a luta dos mais fracos chega aos palcos com uma peça misteriosa. Chama-se “Feminismo. Citação” Mas não é sobre mulheres fortes ou fracas. E até pode não ser sobre mulheres. É uma peça que vai estar em cena até domingo, às 21h30, no Teatro do Bairro, em Lisboa
Ainda pelo teatro, quatro mulheres desabafam e ironizam sobre as alegrias e dificuldades da maternidade no espetáculo “Mães”. É o primeiro musical encenado por Ricardo Neves-Neves que está em cena no Teatro Villaret, em Lisboa. E que tem o carimbo de qualidade da M80.
A Ericeira dedica dois fins de semana ao ouriço do mar. Este é o primeiro. Vinte e sete restaurantes confeccionam pratos únicos como ouriços grelhados, açorda de ouriço com gambas ou leite creme de ouriço. Esta iniciativa traz provas gastronómicas, sessões de showcooking e uma oficina de ciência.