Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Agora ia... sorte ou azar?

Mas há mais para fazer neste fim-de-semana.

Ana Bernardino

Começo por Montalegre e, claro, pela sexta-feira 13, a primeira do ano! A próxima será apenas em outubro. Mas ainda vai a tempo de aproveitar o que Montalegre tem para oferecer nesta sexta-feira. São várias as iniciativas e os caldeirões, mas quero destacar a queimada feita com mil litros de aguardente, vinho, maça, canela... e mais alguns ingredientes surpresa que lhe dão o toque necessário para nos livrar de todos os males. Uma mistura que é preparada pelo célebre Padre Fontes. Para quem acredita, e para quem não acredita, vale a pena ver, conhecer e viver.

E já que estamos no Norte vamos a Mogadouro que vai ser invadido, este sábado, por mais de 20 grupos dos rituais do solstício de inverno. E prometem muitas tropelias nas ruas da vila.  Os grupos vêm de Portugal e Espanha. A folia começa com um desfile que vai percorrer as principais ruas da vila de Mogadouro, até chegar ao centro histórico. Este ano. O destaque vai para a Mascarinha e Mascarão, duas personagens mascaradas e recentemente recuperadas, oriundas da aldeia de Vilarinho e que estavam perdidas no tempo há mais de 50 anos.

Agora ia até Sátão (distrito de Viseu). Uma viagem lindíssima numa região fabulosa e que é feita com o propósito de conhecer a árvore do ano. O Eucalipto de Contige venceu a votação da União Floresta Mediterrânica e vai representar Portugal na competição europeia de árvore do ano no mês de Fevereiro. O Eucalipto de Contige tem mais de 140 anos. Foi plantado em 1878

Em Lisboa, uma sugestão para o Palácio da Ajuda. Acontece este sábado, às 15h30. E é uma viagem no tempo à volta de um banquete com ilustres convidados, os monarcas espanhóis e a sua comitiva . É uma oportunidade de ser ao mesmo tempo espectador e ator. É necessaria inscrição previa  

Na música, vamos a Palmela assistir ao festival Microsons, com Maria João, Viviane e O Pedro e os Lobos no cartaz. Eta sexta e sábado, no Cine Teatro Sao João em Palmela.