Agora Ia: Super-heróis de parabéns
Agora ia apagar as velas de aniversário, conversar com um robot e ouvir música com pronúncia do Norte.
Começo pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. O festival celebra este ano vários aniversários, do Super-Homem que faz 85 anos, a Mónica que completa 60 anos e ao gato Garfield que faz 45 anos. A celebração dura até ao dia 29. O desenhador brasileiro Maurício de Sousa, o pai da Mônica, é a estrela, que vai estar no Amadora BD. O tema de base da edição deste ano é “Clássicos Intemporais”.
Por Lisboa, este sábado, o Pavilhão do Conhecimento abre portas para mais uma experiência cientifica. Desta vez é possível interagir com um robot através da inteligência artificial, criar o seu próprio holograma ou provar comida do futuro. E menu estão insetos desidratados e gomas como as que os astronautas comem no espaço. Entre as 9h30 e as 20h é possível tomar café com o Ari, um robot com aparência humana que responde a perguntas.
Seguimos para Ponte de Lima com a peça "Um nó apertado", um texto original de Ligia Soares, com encenação de Marta Lapa. Depois da estreia no Teatro Diogo Bernardes, que produz o espetáculo com a Escola de Mulheres, a peça estará em cena na sede desta companhia, no Clube Estefânia, em Lisboa.
Na Lousã temos o Festival “Marionetas ao Centro”. A programação é para todas as faixas etárias, com espetáculos e animações para público em geral e espetáculos e oficinas de construção para as escolas. Começa este sábado em vários espaços. Destaco o espetáculo no Mercado Municipal da Lousã. Um espetáculo com “caixas de lambe-lambe”, que constituem a base de um género de teatro tradicional do Brasil, em cujo espaço cénico, geralmente formado por uma caixa preta de tamanho reduzido, intervêm as figuras animadas.
O Rock à Moda do Porto está de regresso ao Pavilhão Rosa Mota, hoje e amanhã, com atuações de músicos "orgulhosos detentores da pronúncia do Norte", como Trabalhadores do Comércio, Jafumega, Pedro Abrunhosa, Taxi, Clã e Mão Morta. Com o certificado da M80.
Vamos agora no Tour do Piteu. Até dia 29 faça o tour pelas melhores casas de petiscos de Almada, e prove deliciosas iguarias tradicionais, trazidas de vários pontos do país. Um tour por 28 restaurantes, tabernas e tascas, espaços ideais para juntar os amigo
E para sobremesa temos o Festival Gastronómico de Leiria - Prove Leiria Doçaria.
E o que é que podemos provar? Brisas do Lis, barrigas de freira, capuchinhos, canudos de Leiria, fatias do Convento de Sant’Ana, arrepiados, trouxas d’ovos, noivas do Lis e pecados dos anjos Até domingo, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria.