Agora Ia... Verão celebrado com requinte medieval
Não falamos da Barbie, mas não esquecemos os reis e as rainhas, os comboios e carros de alta cilindrada, e muito menos a música!
Começo por uma guerra entre rainhas a acontecer no Mercado Medieval de Óbidos, que está de regresso ao castelo até dia 30.
O mercado deste ano tem como base uma guerra entre duas rainhas, as monarcas D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com Dom Afonso III, naquele que foi o grande escândalo do Séc. XVIII.
Está de regresso o Comboio Histórico do Douro com um reforço de viagens.
Para alem dos dois percursos ao fim de semana há, também, uma viagem às quartas-feiras.
Para além da paisagem incomparável, podemos beber um cálice de vinho do Porto e provar um rebuçado da Régua.
O Museu do Caramulo já é conhecido e reconhecido por ter exposições fantásticas. A atual não fica aquém do adjetivo. Até dia 17 de setembro, as portas abertas estão avertas para mais uma exposição. Desta vez “Lamborghini: 60 anos a cortar o vento”. Tem como base os 60 anos da marca italiana de automóveis. A mostra apresenta uma fita do tempo com modelos que vão desde os modelos mais antigos aos superdesportivos.
A Terra e o Mundo é o tema do ciclo No País do Cinema 2023, com curadoria da associação cultural Os Filhos de Lumière. São nove filmes nas noites de verão do Pólo Cultural Gaivotas, inseridos no programa "Gaivotas no Pátio", em Lisboa. Sempre às 21h30, com entrada livre. Além das obras portuguesas, No País do Cinema 2023 exibe ainda cinema oriundo do Irão, França, da antiga URSS e dos Estados Unidos da América, entre curtas e longas-metragens. Após cada sessão, há uma conversa informal com cineastas convidados.
Em destaque também o CITEMOR, o Festival passa por Montemor-o-Velho, Coimbra e Figueira da Foz. Tem musica, dança e teatro, mostra trabalhos que apostam no cruzamento de varias linguagens artísticas
Até dia 30 vão passar mais de 500 artistas pelo Festival de Música do Marvão. São vários coros e orquestras nacionais e internacionais, música de câmara, incluindo concertos para crianças, ensaios abertos ao público, exposições de arte e instalações sonoras, visitas guiadas e outras atividades participativas, tais como aulas de desenho.
Além de músicos portugueses, o festival vai acolher artistas oriundos da Rússia, Suécia, Bielorrússia, República Checa, Países Baixos, Suíça, Croácia, Áustria, França, Espanha, Reino Unido, Itália, Estados Unidos da América, Alemanha.
Música também em Sines e em Porto Covo com o Festival Músicas do Mundo, até dia 29.
Em Almada, este sábado, imperdível o espetáculo de hip hop pela Escola de Dança Next. Às 21h30 no Pavilhão dos Desportos de Almada.
A terminar dizer que Cool Jazz tem o carimbo de qualidade da M80 e este sábado recebe a lenda Van Morrison para um concerto único.
E há ainda festa M80 em Carcavelos com o Nelson Miguel e o Francisco Gil.
Divirta-se!