Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Agora ia... viajar no tempo!

Regresso ao passado e tradições académicas marcam este fim de semana.

Agora ia... viajar no tempo!
Ana Bernardino

Começamos com uma viagem ao passado para descobrir como eram as festas da corte dos séculos XV, XVI e XVII. Uma viagem que podemos fazer sem uma cápsula do tempo.  O Castelo de São Jorge, em Lisboa, vai ser o anfitrião de um evento este domingo que convida os visitantes a conhecer as recriações históricas dessas épocas. A iniciativa repete-se no segundo domingo de cada mês.  O evento conta com recriações da dança, da música e da palavra destas três eras distintas. A festa começa pelas 11 horas e, neste domingo, o foco é o século XVI, tempo de Camões. Depois a festa regressa no dia 8 de junho onde podemos recuar ao século 17 e a D. Francisco Manuel de Melo.  

E continuamos a viajar no tempo, agora em Évora, que volta a receber a Feira Medieval. Até domingo pode experenciar a vida dos primeiros povos da Península Ibérica.

Voltamos a Lisboa para a Lisbon Art and Antiques Fair, na Cordoaria Nacional. O evento que junta móveis do século XII, azulejos com mais dois ou três séculos e arte contemporânea.  

Também em Lisboa a decorrer a segunda edição do PALAVRIO para celebrar a literatura lusófona e da diversidade cultural. Organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, com curadoria de Manuel Alberto Valente, o festival reúne escritores, poetas e pensadores de vários países. O programa é gratuito e conta com homenagens a José Saramago e Luiz Pacheco.  

Sob a temática “A Invenção de Lisboa”, o Open House Lisboa, que acontece este fim de semana e abre as portas a apartamentos, conventos, galerias e centros culturais, espaços que estão normalmente fechados. Há possibilidade de visitar 72 espaços, entre os quais 23 são estreias. Além das visitas, há várias atividades acessíveis, atividades para crianças, quatro percursos acompanhados por especialistas e passeios sonoros. 

Analógica está de volta ao Mercado de Arroios para uma segunda edição. Até domingo a feira do disco e mostra de editoras independentes ocupa novamente o mercado, com entrada gratuita para todos os curiosos. Com bancas de discos, cassetes, edições raras e equipamento de som, existem cerca de 40 expositores representativos da música independente portuguesa 

Em Almada temos mais uma edição do Read On, o festival literário que acontece até 17 de maio no Solar dos Zagallos, em Almada. A programação inclui livros de banda desenhada, workshops, poetry slam, sessões de ilustração e várias outras atividades. 

Em Águeda, no Espaço Expositivo do Centro de Artes, podemos ver “ADN Digital”. Trata-se de uma mostra que revela ao público os múltiplos caminhos para onde evoluiu a arte urbana com recurso às novas tecnologias e com o advento da era digital. A entrada é livre 

A terminar a Queima das Fitas do Porto. Termina amanha com o concerto de Nininho Vaz Maia, Hybrid Theory e os Dealeman na última noite da festa dos estudantes na Invicta!

Publicado a 09/05/2025.