Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Álbum da Semana: “The Final"

Ouça este álbum, do lado A ao lado B, de domingo para segunda à noite, entre as 00h-01h.

Álbum da Semana: “The Final"

Álbum da Semana com Sandra Ferreira

Lançado a 31 de maio de 1986, 'The Final' marca a despedida de uma das duplas mais icónicas da música pop dos anos 80: George Michael e Andrew Ridgeley.  No fim dos Wham!, George Michael disse: “Acho que esta deverá ser a separação mais amigável da história pop”. E foi.   

Este álbum celebra o legado dos "Wham!" e guarda as canções preferidas de milhões de pessoas. São sucessos que definiram a década, como `Wake Me Up Before You Go-Go´, `Careless Whisper´, `Last Christmas´, ou `Everything She Wants´, o álbum faz a viagem pela história da dupla que trouxe leveza, energia e romantismo ao pop britânico. 

'The Final' foi lançado para coincidir com o concerto final dos Wham! no estádio do Wembley, em Londres, a 28 de junho de 1986. Um concerto que ficou para a história da música com 72 mil fãs na despedida da dupla que conquistou o mundo em pouco mais de cinco anos.  

Esta coletânea concentra o talento vocal de George Michael, que na altura já dava pistas da sua promissora carreira a solo, também nos mostra um dos segredos do sucesso dos Wham! -  a química única entre os dois amigos que atingia quem os ouvia. Eles trouxeram alegria à música e influenciaram artistas futuros.  

Sempre que ouvimos as suas canções, é como voltar ao passado: relembramos os anos 80, a adolescência e a sensação de que tudo podia acontecer.  

TOP 5

1.  "Last Christmas"

Foi um enorme sucesso, mas dividiu o protagonismo da época natalícia, com `Do they know it's christmas´ dos Band Aid. Finalmente conseguiu chegar ao primeiro lugar no top do Reino Unido em 2021, 36 anos depois do seu lançamento. Caso para dizer, mais vale tarde que nunca.  

2. “Different Corner”

É possivelmente a minha música preferida do álbum, leva-me para os tempos em que ouvia os meus álbuns preferidos em cassete e tinha um walkman que me acompanhava para todo o lado e onde ouvi esta música muitas vezes.  

3. “The Edge Of Heaven”

Atingiu o primeiro lugar no mesmo dia em que os Wham! deram o seu último concerto.   

4. “Careless Whisper”

George Michael escreveu esta música ainda adolescente, quando tinha 17 anos, inspirado por um sentimento de culpa depois de um desgosto amoroso. O famoso solo de saxofone, que se tornou uma das introduções mais conhecidas de sempre, foi gravado por Steve Gregory depois de várias tentativas falhadas com outros músicos. A canção marcou a transição de George Michael para uma carreira a solo e continua a ser uma das suas baladas mais emocionantes e reconhecidas do mundo.  

5. “Wake Me Up Before You Go-Go”

Esta música foi o grande salto para o estrelato mundial. Tudo começou com um bilhete que Andrew Ridgeley deixou aos pais: "Wake me up up before you go-go" (com um erro repetido de propósito). George achou graça e usou a frase como título da música. Com uma melodia alegre, batida contagiante e aquele visual com t-shirts que diziam "CHOOSE LIFE", tornou-se rapidamente um hino dos anos 80.

Qual é a sua preferida?