Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Dia do Pai com propostas dentro e fora de casa

Mas Agora Ia celebrar também o Dia da Poesia e o Dia da Árvore.

Ana Bernardino

Começo este Agora Ia com uma sugestão para o Dia do Pai, que se celebra no domingo.  

E todos sabemos que podemos comemorar de diversas formas, como a cozinhar com os filhos, caminhar ou simplesmente, estar, mas a minha sugestão vai para uma visita ao Museu das Comunicações para descobrir o que foi a Mala-Posta.  A carruagem da mala-posta foi o primeiro sistema regular de transporte do correio e passageiros no final do séc. XVIII e início do séc. XIX.   Demorava cerca de 40h, pelo que era preciso fazer uma paragem ao longo do percurso, nas então chamadas estações de muda. E há mais para aprender na oficina especial Dia do Pai, no Museu das Comunicações. 

Se o tempo o permitir pode passar o dia ao ar livre e na companhia dos animais da Quintinha de Monserrate. O programa "Pão, Coentros e Bicharada – Especial Dia do Pai", começa às 3 da tarde, é conduzido por personagens, típicos saloios da região de Sintra, prontos a mostrar como se vive numa quinta. Pais e filhos vão poder amassar o pão e alimentar os animais no cercado. 

E o Castelo de São Jorge, em Lisboa,  convida as famílias a recuar ao passado com uma série de brincadeiras de antigamente, nomeadamente arco e flecha, dominó, jogo da malha e do arco, entre muitos outros. As inscrições são obrigatórias.  

Ainda no domingo, mas já a pensar no Dia da Árvore, Paços de Ferreira assinala o Dia do Pai com a plantação de 300 arvores. O objetivo é plantar 30 mil arvores até 2030, mas para já são 300 no Monte do Pilar, em Paços de Ferreira.  

 

Deixamos agora o domingo e chegamos a terça-feira, Dia da Poesia.  

Dia escolhido para o regresso da Feira do Livro de Poesia em Lisboa ao Jardim Teófilo Braga,  mais conhecido como o Jardim da Parada. Ao longo do evento, que só termina no dia 26 de março, haverá lugar para a leitura de poemas, oficina para crianças. E música.  

Na área gastronómica, destaque vai para o Festival Mira à Mesa que leva pratos tradicionais a 20 restaurantes. A sopa à Gandaresa, sopa de nabiças, pitau de raia, sardinhas na telha com grelos, sarrabulho, línguas de bacalhau e samos de bacalhau são alguns dos pratos tradicionais que vão estar em destaque nos restaurantes.