Especial São João!
Hoje é a noite mais longa do ano, a noite que não dorme. E porquê? Porque é noite de São João!
Neste Agora Ia fazemos uma espécie de especial São João e começamos pelo Porto onde há arraiais, manjericos, sardinhas assadas, alho porro e martelinhos.
Na Invicta a festa faz-se em três palcos principais com concertos para todos os gostos nos Jardins do Palácio de Cristal, o Largo do Amor de Perdição e a Praça da Casa da Música.
Mas também há bailaricos nos vários bairros muita música e muita animação.
Podemos ainda contar com as tradicionais rusgas sanjoaninas e com o fogo de artificio - são 16 minutos a olhar para o céu - depois a Batuca Radical desfila pelas ruas que ligam a Ribeira a Massarelos ao som de 120 batuques.
Em Vila do Conde. que está em festa há já alguns dias, o ponto alto é a noite desta sexta-feira com as marchas luminosas dos ranchos do Monte e da Praça. A festa continua noite dentro e só termina depois do ritual secular de atirar uma pedrinha ao nicho da Fonte de São João.
No Sobrado, em Valongo, as atenções centram-se amanhã na Bugiada, ou seja, é a recriação da luta entre Bugios (cristãos) e os mourisqueiros (os mouros).Lutam pela posse da estatua milagreira de São João.
O São João também se celebra (e muito!) em Braga. Este sábado temos o cortejo sanjoanino logo a partir das 9h00, com destaque para o Carro das Ervas puxado por bois.)
Mas não é só a norte que se celebra o São João!
Em Almada, o concelho está em festa até 2 de julho até porque aproveita para celebrar os 50 anos de elevação a cidade. Há concerto do Carlão, marchas e sardinha assada.
Em Évora, está de regresso a Feira de São João ao Rossio de São Bráz... uma zona descampada que recebe vários concertos, desde Jorge Palma, a D.A.M.A e Carolina Deslandes, entre muitos outros. Pará além de vários eventos para homenagear a cultura alentejana.
Por Lisboa, as Marchas Infantis das Escolas da capital vão desfilar no domingo no Parque Mayer, uma iniciativa que conta com a presença de cerca de 700 crianças.
Divirta-se !