Esta semana a cultura faz-se na rua
Filmes, museus e... até os bonecos Robertos estão na edição desta semana do Agora Ia
Começamos pela 8.ª edição da Feira do Livro em Belém, uma iniciativa do Presidente da República que tem como objetivo promover obras e autores de língua portuguesa. O evento, de entrada livre, não se faz apenas de leituras e lançamentos, há também espaço para muita música. Entre os nomes em destaque, está Bárbara Tinoco, que sobe ao palco para dar ainda mais cor à festa dos livros. E sim, há livros, muitos livros, para todos os gostos e idades!
De Lisboa chega também o Festival Caixa Alfama, sob o mote “Aqui Mora o Fado”. São 12 palcos espalhados pelo coração do bairro lisboeta, prontos para receber mais de 40 artistas. Nesta edição, há uma homenagem especial a Maria da Fé, e nomes como Camané, Hélder e Pedro Moutinho, Gisela João, António Pinto Basto e Katia Guerreiro, que celebra 25 anos de carreira, prometem noites de fado intensas e cheias de emoção.
Mais a oeste, o Bairro dos Museus, em Cascais, está em festa com o 10.º aniversário. Até domingo, há um festival de três dias que junta música, teatro e exposições em 12 espaços culturais, todos de entrada gratuita. O horário prolonga-se até às 21H e o convite é para explorar também casas históricas, monumentos e jardins através de música, cinema, literatura, artes visuais e oficinas.
Já em Queluz, o palácio abre portas a uma experiência diferente, uma visita encenada, com direito a enigmas e desafios. A primeira acontece este sábado, 27 de setembro, e a iniciativa vai repetir-se nos próximos fins de semana, uma forma de descobrir o palácio de maneira imersiva e divertida.
Segue-se Alcobaça, onde está de regresso o Festival Marionetas na Cidade, que decorre até 5 de outubro. Nesta edição, 13 espetáculos vão espalhar-se por nove espaços diferentes, juntando o clássico e o contemporâneo: desde o tradicional Teatro Dom Roberto até propostas mais ousadas, como Quantum, Sangue de Toma ou Cabral e Voltaire. E a grande novidade: as marionetas da série da RTP “Felp” vão estar, pela primeira vez, fora do ecrã para encantar o público ao vivo!
E fechamos com o selo da m80, os Happy Mondays estão de volta a Lisboa, 34 anos depois do último concerto na cidade. Menos loucura, mas o mesmo nervo, no palco do Campo Pequeno, este domingo, às 21h30.
Publicado a 26/09/2025.