Histórias de encantar nos Castelos nacionais
… e um solitário para completar o conto de fadas.
As portas dos castelos abrem-se, este sábado, para uma viagem no tempo que fará as delicias dos miúdos e graúdos. Neste Dia dos Castelos existem várias iniciativas, nomeadamente, no Castelo de Guimarães apresenta o teatro de marionetas “Aqui Nasceu um rei”. Já o Castelo de São Jorge, em Lisboa, oferece uma visita guiada com interpretação em língua gestual às 18h, e o espetáculo de recriação historica “No tempo de Dom Dinis”, às 15h e 20h. No Castelo de Torres Vedras as famílias podem explorar o espaço durante a manha com a ajuda de um jogo de pistas.
Saímos agora do castelo para ver a nova exposição da artista Joana Vasconcelos no museu MAAT, em Lisboa. “Plug-in” ocupa dois lugares do edifício: o MAAT Central e o MAAT Gallery. Vai poder encontrar a “Árvore da Vida”, com 13 metros, é feita de alumínio, aço e croché de algodão . Tem 354 ramos e 140 mil folhas bordadas à mão. Tem também uma máscara veneziana com 255 molduras barrocas em bronze e 510 espelhos de mão sobrepostos, está no exterior do edifício Central. Mas o destaque desta exposição é o “Solitário”. Está exposto no topo da escadaria à beira Tejo do Gallery. Trata-se de um anel de noivado com um enorme “diamante” no topo — foi criado com 1.449 copos de uísque de cristal e 110 jantes douradas de liga leve. Imperdível esta exposição. Para ver até março do próximo ano .
"Memória, Imagem e Manipulação" é o tema da edição deste ano do Festival Internacional de Marionetas do Porto. Decorre até dia 15 em vários espaços do Porto, Matosinhos e Aveiro com 18 espetáculos de companhias de sete países diferentes.
A sul temos o Festival de circo contemporâneo está de regresso a Lagos. A partir de segunda-feira, um montado de sobreiros centenários serve de palco à terceira edição do Festival Internacional de Circo Contemporâneo EmRaizArt que tem lugar na localidade de Cotifo, Quinta Velha, concelho de Lagos. A valorização do património natural é um dos pilares da iniciativa, que leva as artes de rua ao interior do Algarve. Acontece em duas fases: a primeira de 9 a 15 de outubro; a segunda só no ano que vem, de 6 a 12 de maio.
A terminar uma das mais belas corridas do mundo, segundo a “Forbes”. A EDP Maratona de Lisboa tem lugar no próximo domingo . O percurso será o habitual: a partida para a grande prova de 42 quilómetros será dada na Avenida da República, em Cascais, às 8 horas. O percurso até à meta, na Praça do Comércio, em Lisboa, é feito sempre à beira-rio, ao longo da marginal.