Julho colorido!
Tomar, Águeda e Porto são algumas das cidades onde a cor e beleza são rainhas!
Agora Ia até Tomar. A Festa dos Tabuleiros acontece de 4 em 4 anos e este é o ano em que a cidade templária vive a tradição secular às mãos da população.
São 33 ruas decoradas com flores num equivalente a 1200km, a distância entre Tomar e Barcelona. Em área corresponde a cerca de 60 hectares.
O grande desfile acontece no domingo, às 16h. As raparigas, vestidas de branco, vão estar em destaque já que levam à cabeça um tabuleiro que pode pesar até 15 quilos.
O tabuleiro é decorado por flores de papel colorido, espigas de trigo, 30 pães, de 400gr cada, enfiados em canas que saem de um cesto de vime evolvido por um pano branco bordado. O topo do tabuleiro é ainda composto por uma coroa com a Cruz de Cristo ou a Pomba do Espírito Santo.
Depois, na segunda-feira, mantém-se a tradição da Pêza que consiste na partilha do pão e da carne pelas populações.
Em Águeda, as ruas enchem-se de cor por estes dias, com arte urbana, teatro, música e chapéus coloridos
O projeto Umbrela Sky já é uma imagem de marca, mas o certo é que a cidade transforma-se numa galeria de arte ao ar livre. Este ano há muitas novidades, principalmente, para os mais novos. É o caso das cápsulas de realidade virtual 9D com mais de 50 jogos. A AgitAgueda é gratuita até dia 23 de julho.
Começam este sábado o Curtas Vila do Conde com um extenso programa dedicado aos publico infantojuvenil. Além dos filmes em competição, o “curtinhas” integra ainda o espaço Brincar ao Cinema com oficinas temáticas e muitas outras atividades. Nos dias 8, 9, 14 e 16 de julho.
Agora IA ao Festival de Teatro de Almada. Com uma programação riquíssima, destacamos “Calvário”, com texto e encenação do diretor artístico da Companhia de Teatro de Almada (CTA), Rodrigo Francisco. Este sábado, às 19h00, no Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada.
Agora Ia comer uma fatia de pizza ao Porto. Mas não é uma pizza qualquer. É uma pizza com sete metros de diâmetro que vai ser distribuída, gratuitamente, no Jardim das Oliveiras, no domingo, a partir do meio-dia. A pizza vai ter 90 quilos de tomate, 30 de manjericão e 130 de mozarela. E é uma forma de assinalar os 250 anos da morte do arquiteto italiano que projetou a torre dos clérigos, Nicolau Nasoni.
O fantástico parque marechal Carmona, em cascais, e o cenário magico dos jardins casa Histórias Paula Rego são palco do festival CoolJazz. São três concertos por noite durante 10 dias ao longo do mês de julho, até dia 29. O festival arranca este sábado com o concerto do Lionel Richie, que tem o carimbo M80.
Divirta-se!