Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Maria Granel, uma história de amor à terra

A Maria Granel é a menina dos olhos de Eunice Maia que é hoje muito mais do que uma loja.

Ana Carreira

Aconteceu há sete anos. 


Guardava consigo a infância no campo, nos trilhos verdes do Minho, e era às suas raízes que tantas vezes queria muito regressar. O marido açoriano também sentia saudades da terra. Mas não regressaram. Ficaram em Lisboa para defender o que aprenderam durante toda uma vida. 


E foi no bulício da capital que o sonho dos dois nasceu, ganhou terreno e é hoje um modo de estar, uma maneira de viver e de acreditar. Não só de ambos mas também da legião de seguidores que tem feito verdadeiras revoluções na sua vida à conta destes dois pioneiros que fundaram a primeira "zero waste store" do país, muito antes do desperdício zero ser estrela de "stories" do Instagram. 


A Maria Granel é a menina dos olhos de Eunice Maia que é hoje muito mais do que uma loja. É mesmo uma missão de vida e um compromisso "inabalável" com o futuro: ajudar a reduzir o desperdício e a eliminar o plástico descartável. "E não basta falar sobre o problema, mostrar os números no habitual tom catastrofista - é preciso é mostrar que as soluções já existem. E que a revolução começa em cada um de nós", sugere Eunice. Há livros, workshops e muitas dicas online para que possa começar já hoje a fazer a sua e escolher por onde começar.