O que vai ser o jantar: Feijoada de Cogumelos
Um prato reconfortante para dias cinzentos.
Esta feijoada é ideal para usar ramas de couves que normalmente deitamos fora. Exemplos: folhas verdes da couve-flor e talos dos brócolos.
Esta deliciosa sugestão vem de alguém que trocou os seguros pela panela, a Sofia Magalhães é convidada do podcast "O Que Vai ser o Jantar?". É mestre na cozinha sustentável e uma verdadeira ativista contra o desperdício alimentar. Autora do livro "Da Raiz À Rama, Nada Se Perde, Tudo Se Cozinha" e do Blog da Spice.
Ingredientes:
3 dentes de alho
1 pimento vermelho (~200g)
1 cebola média
150g cenoura
200g mix de cogumelos (marron, pleurotus, shitake ou portobello)
150g couve coração ou lombarda
1 fio de azeite extra virgem
250 ml de passata de tomate (ou tomate triturado)
400 a 500ml de água de cozedura do feijão
400g feijão encarnado cozido e escorrido (ou outro que prefira)
1 folha de louro
1 c. sobremesa de paprika fumada
sal marinho a gosto
pimenta preta a gosto
Preparação:
• Arranje o pimento retirando as sementes, coloque num tabuleiro de forno e asse juntamente com os dentes de alho durante 30-4 min. a 180ºC. Em alternativa coloque na air fryer 15 min. a 180ºC ou até o pimento e alho ficarem macios. Reserve.
• Entretanto pique a cebola, corte a cenoura em rodelas fina, a couve em juliana e fatie grosseiramente os cogumelos (se usar pleurotus parta-os grosseiramente com as mãos). Reserve.
• Numa panela em lume médio-alto, junte um fio de azeite e salteia a cebola até translúcida. Adicione a passata de tomate e deixe refogar uns minutos. Entretanto triture a água de cozedura com o pimento e dentes de alho (sem casca). Reserve.
• Junte as cenoura, couve e cogumelos e o molho com os pimentos, o louro, a paprika e pitada de sal e pimenta e envolva tudo (se usar a jaca em salmoura não coloque muito sal). Tape, reduza o lume para o mínimo e deixe estufar 15-20 min. mexendo ocasionalmente. Se notar que o molho reduziu muito adicione mais água de cozedura ou caldo de legumes (ou água).
• Adicione por último o feijão (e a jaca –opcional), prove, ajuste os temperos e deixe estufar mais 5 min. Assim que a cenoura esteja tenra sirva com arroz ou congele em recipiente próprio.
Ouça o episódio desta semana do podcast "O Que Vai Ser o Jantar" AQUI.