Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

O que vai ser o jantar? Gratinado de batata doce e rama de alho francês

Neste episódio aprendemos a cozinhar de forma saudável e mais sustentável com a Sofia Magalhães, autora do Blog da Spice e do Livro "Da Raiz à Rama, Nada Se Perde Tudo se Cozinha".

O que vai ser o jantar? Gratinado de batata doce e rama de alho francês
Sandra Ferreira

Imagem: Zero a Oito

Esta receita é perfeita para aproveitar a parte verde do Alho Francês que normalmente não usamos. Uma sugestão para cozinhar sem desperdício trazida pela Sofia Magalhães, uma comunicadora que trocou o mundo dos seguros pela arte da culinária. 

Desde pequena que adora cozinhar, mas foi em 2017 que decidiu levar isso a sério. Criou o Blog da Spice para inspirar outros a fazerem escolhas mais conscientes e saudáveis à mesa. 

Sofia acredita no aproveitamento total dos alimentos e promove uma cozinha sustentável. Lançou o livro "Da Raiz à Rama, Nada se Perde, Tudo se Cozinha", uma verdadeira bíblia contra o desperdício alimentar. 

Preparação 15 minutos; cozedura 45 minutos; 4 pessoas. 

Ingredientes:

Para o gratinado
150 g de rama de alho-francês
400 g de batata-doce
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Para o bechamel
500 ml de leite vegetal
2 colheres de sopa de farinha de araruta ou de amido de milho
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de farinha de arroz
Pitada de noz-moscada
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Para o topping
4 a 6 colheres de sopa de pão ralado

Preparação:
•    Comece por preparar o bechamel. Numa taça, misture o leite com a farinha de araruta ou o amido de milho e mexa bem com uma vara de claras ou garfo. Reserve. 
•    Num tacho, aqueça o azeite em lume médio e adicione a farinha de arroz, mexendo sempre (junte 1 a 2 colheres de sopa do leite para dissolver, se necessário). 
•    Baixe o lume e junte o leite, sal e pimenta a gosto e pitada de noz-moscada, mexendo sempre. Prove e ajuste os temperos (sal e pimenta) se necessário.
•    Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo com frequência ou até o creme começar a engrossar. Assim que engrossar, retire o creme do lume e reserve.
•    Entretanto, ligue o forno a 180 °C e unte um pirex, pincelando com um pouco de azeite. Reserve.
•    Corte a rama do alho-francês em fatias finas tipo juliana, descasque a batata-doce e corte-a em rodelas com no máximo 1 cm de espessura. Reserve.
•    Comece por deitar algumas colheres de sopa do bechamel no fundo do pirex e espalhe. Disponha agora os legumes em camadas, começando com uma primeira camada de batata-doce, depois uma de alho-francês, e assim por diante, temperando com uma pitada de sal e pimenta sob cada camada. Repita o processo até esgotar os ingredientes. 
•    Por fim, verta o resto do bechamel por cima dos legumes em camadas e bata ligeiramente com o pirex na bancada para a mistura se entranhar.
•    Leve ao forno durante 40-45 minutos a 180ºC ou até as batatas estarem cozidas (espete um garfo para confirmar) e o topo alourado. 
•    Coloque o pão ralado por cima e leve mais 5 minutos ao forno ligando a grelha superior. Sirva de imediato.

Dica: Coloque a raiz do alho-francês num frasco com água e deixe em local fresco e com boa iluminação solar. Ele voltará a crescer! Utilize as cascas da batata doce para fazer chips, assadas no forno com especiarias.

Saiba mais sobre esta receita no podcast "O Que Vai Ser o Jantar?"