Agora Ia: Rodopiar entre Música, Bacalhau e Francesinhas
Sexta-feira, 27 de setembro de 2024.
Neste fim de semana, caminhamos numa aldeia tomada pelas artes, abrimos uma caixa com música e ouvimos palavras em várias línguas.
Começamos pelo Festival Caixa Alfama. São 12 palcos espalhados pelo bairro Alfama, em Lisboa. Dois dias, sexta e sábado, com uma programação de mais de 50 concertos.
Este ano o fadista Fernando Mauricio é o homenageado.
Ainda por Lisboa, o Jardim Marcelino de Mesquita, mais conhecido como Jardim das Amoreiras, é o palco das comemorações do Dia Europeu das Línguas. O Dia assinala-se a 26, mas a festa acontece esta sexta feira. Entre as 14h e as 19h, podemos aprender um pouco mais sobre as línguas que se falam em países como Alemanha, Áustria, Chéquia, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Roménia. Além disso, o “speak dating”, está mais uma vez presente através de mini-aulas com professores nativos.
Na Serra da Lousã, temos uma das aldeias mais emblemáticas daquela região, e que este fim de semana se transforma no Candal Arts, uma aldeia tomada pelas artes. São pequenos “palcos” vão ocupar vários espaços desta aldeia que faz parte da rede Aldeias do Xisto. A programação é diversificada e inclui música, poesia, artes plásticas e dança. Todo o evento é gratuito.
A Festa dos Bacalhoeiros regressa este sábado à Gafanha da Nazaré, pela mão do Museu Marítimo de Ílhavo. O tributo aos pescadores começa às 10h na Fábrica das Ideias, onde se vê o filme “Heróis do mar” (de Fernando Garcia, 1949), e a exposição “Coleção Manuel Mário Bola”, sobre a cultura bacalhoeira.
Até domingo, Serralves é uma casa para se refletir sobre as alterações climáticas. A programação é extensa, com conversas, instalações e cinema, e no fim de semana associa-se à Festa do Outono, que anualmente celebra a chegada desta estação.
O Festival Bang!, dedicado ao mundo da fantasia e do fantástico, da BD, dos jogos e da ficção científica, está de volta da Vila Nova de Gaia. Até domingo, há muitas atividades em vários espaços da cidade. Todas de entrada livre.
Farcume regressa ao Algarve para a sua 14.ª edição. O Festival Internacional de Curtas-Metragens, termina no domingo, no auditório do hotel 3HB. As sessões realizam-se até domingo, com início às 9 da noite, e a entrada é gratuita. Até lá são exibidas curtas-metragens nas categorias de animação, documentário e ficção, com obras que terão uma duração máxima de 18 minutos.
A terminar uma sugestao para quem gosta de francesinhas e não pode ir ao Porto... O festival das Francesinhas termina no dia 6 de outubro, no Jardim Municipal de Oeiras.A entrada é livre. A francesinha é paga!