Vitória, Vitória, Vem Aí Uma História
É tão bom ouvir histórias... e estas tentam sempre passar às crianças uma mensagem importante.
E agora com uma novidade... é o primeiro videocast de histórias infantis, em Portugal, com interpretação em Lingua Gestual Portuguesa.
Tal como nas versões anteriores do podcast, os episódios são escritos e narrados por Elsa Teixeira, com histórias indicadas para crianças até aos 10 anos. E a interpretação fica a cargo de Sofia Fernandes, Mestre em Língua Gestual Portuguesa e Educação para Surdos, com uma carreira dedicada à promoção da acessibilidade e inclusão.
E edição de vídeo por Tiago Mendes dos Santos.
Chamavam-lhes "O Bando das Alforrecas". Ninguém conhecia a verdadeira identidade deste grupo peculiar que assustava os moradores daquele cantinho debaixo do mar. Mas será que havia motivos para ter medo? As aparências iludem!
Era um cão feliz e com muito amor para dar. A vida já lhe tinha pregado algumas partidas, mas ele não desistia de encontrar uma família feliz. Como ele!
Não há brincadeiras só para meninas, nem brincadeiras só para meninos, mas havia um sítio onde as regras eram claras: os meninos jogavam à bola e as meninas tinham brincadeiras mais delicadas. Claro que nem todas as crianças concordavam com estas regras parvas! E foi assim que nasceu o Clube dos Desalinhados!
A nossa cabeça está cheia de ideias! Há ideias divertidas, ideias más, ideias que resolvem problemas...e há ideias que vão fazer alguém feliz, como a heroína desta história. E tudo começou com uma pequena e tímida faísca, porque é assim que começam todas as ideias.
É uma história sobre 5 dedos de uma mão, mas acima de tudo sobre 5 irmãos, que ora brincam e divertem-se juntos....ora estão à batatada!
Na verdade era um macaco que andava sempre mascarado, e como estava sempre a mudar a sua aparência, chamavam-no de camaleão. É que às vezes é mais fácil esconder a vergonha com uma máscara.
Era uma vez uma lagarta que não queria ser só uma lagarta. Queria ser forte e corajosa como um leão, alta como uma girafa, ágil e rápida como um macaco. Mal sabia ela que já era isso tudo e muito mais, afinal, ser lagarta não era assim tão mau.
Itedotsog: era assim que o menino e a avó se despediam todos os dias, numa linguagem que só eles percebiam. E foi assim que ele se continuou a despedir, depois de a avó ter ido ter com as estrelas.
Como é que é ir cortar o cabelo? Será que dói? As dúvidas e as angústias de uma pequena girafa que vai pela primeira vez ao cabeleireiro.
Esta história foi inspirada no apagão, claro! Alguém fez disparates e deixou a vila sem luz, e é alguém que toda a gente conhece, mas não tem coragem de assumir a responsabilidade. Afinal, quem é que apagou a luz?