Montenegro admite suspender novo sistema de controlo de fronteiras "nas horas críticas"

    O primeiro-ministro quer garantir que a economia portuguesa "não é penalizada".

    O primeiro-ministro voltou hoje a admitir suspender, pelo menos nas "horas críticas", o novo sistema de controlo de fronteiras nos aeroportos para garantir que a economia portuguesa "não é penalizada".

    "Não queremos chegar ao ponto de suspender procedimentos, mas se o tivermos de fazer, mormente em horas críticas, ao abrigo das regras que os nossos compromissos europeus também permitem, nós fá-lo-emos enquanto todo este mecanismo não tiver um funcionamento absolutamente normal", afirmou Luís Montenegro, no debate quinzenal no Parlamento.

    Em resposta ao líder parlamentar do PSD, Montenegro referiu-se também à polémica com a escolha do responsável do SIRESP, que levou à demissão do secretário-geral adjunto da Administração Interna António Pombeiro, mas atirou as responsabilidades pelo mau funcionamento das comunicações de emergência para o passado.

    "O foco aqui é corrigir aquilo que não funcionou no passado e poder fazê-lo com um grau de eficiência que seja o mais intenso, o mais robusto, o mais profundo possível", disse, reiterando a disponibilidade já anunciada pelo ministro Luís Neves para dar explicações no Parlamento.