Sérgio Onze e Gisela João juntam-se no tema 'Que Mar é Este'
A canção (que conta com música de André Santos e Rita Dias e letra de Irina Chitas) está disponível em todas as plataformas digitais.
Sérgio Onze e Gisela João juntaram-se no tema 'Que Mar é Este' - o single que é também a primeira colaboração entre os dois fadistas. A canção (que conta com música de André Santos e Rita Dias e letra de Irina Chitas) está disponível em todas as plataformas digitais.
"Esta canção nasceu muito longe de casa, em Cabo Verde, quando ouvi uma morna e senti exatamente aquilo que sinto quando ouço Fado: uma espécie de regresso", diz Sérgio Onze, em comunicado.
"Foi como se uma música tivesse o poder de nos devolver às nossas raízes, mesmo quando estamos do outro lado do mundo e percebi que a saudade não pertence apenas a um lugar. É uma língua emocional que reconhecemos uns nos outros. Mandei uma mensagem à Irina Chitas apenas com a frase: "O Mar é Irmão da Saudade". Não lhe expliquei mais nada e ela devolveu-me o poema que acabou por se transformar em "Que Mar é Este", acrescenta o fadista.
Sobre a mensagem do tema, o Sérgio Onze refere que a canção "fala muito dessa dualidade do mar - da forma como tanto nos pode libertar como prender. O mar aparece quase como memória, herança, passado, mas também como possibilidade de futuro".
"Sempre admirei muito a Gisela João e quando comecei a ouvir esta música a ganhar forma, senti imediatamente que a voz dela já habitava aquele lugar. Quando a Gisela aceitou o convite, a música estava finalmente completa. O curioso é que ainda passou bastante tempo até a conseguirmos gravar mas a espera acabou por fazer sentido, porque a canção fala disso: de coisas que ficam suspensas dentro de nós até encontrarem o momento certo para acontecer. Quando nos juntámos para cantar, parecia que a canção já tinha vivido connosco há muito tempo e acho que isso se sente na forma como nos encontramos nela", remata o fadista.
