Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
17 setembro 2021, 12:48
Partilhar

Bob Dylan e Primal Scream nos lançamentos da semana

Bob Dylan e Primal Scream nos lançamentos da semana
DR - capas de Springtime In New York e de Screamadelica
Redação
17 setembro 2021, 12:48
Reedições do projeto Buena Vista Social Club e de Ozzy Osbourne.

A arca da história volta a abrir-se e a mexer hoje com o mercado discográfico. O arquivo brutal de Bob Dylan continua a ser escavado e chega nesta sexta-feira até nós (nos vários formatos) em "Springtime In New York: The Bootleg Series Vol. 16 (1980-1985)", com um amontoado de versões de músicas daquela época como 'Jokerman', 'Blind Willie McTell' ou 'I and I'.

 

O momento Eureka dos rockers Primal Scream, em que se viraram para as pistas de dança e criaram uma espécie de rave & rol, o álbum "Screamadelica", está á beira de celebrar 30 anos e a partir desta sexta-feira é colocada à venda uma caixa de dez vinis relativos a esse período histórico, que valeu à banda escocesa o primeiro Mercury Prize da história.

 

O álbum homónimo de estreia do dream team de músicos cubanos Buena Vista Social Club está a celebrar 25 anos e hoje essa obra discográfica ganha uma nova vida em várias edições, desde a caixa ao duplo vinil e o duplo CD. Compay Segundo, Ibrahim Ferrer ou Omara Portuondo são algumas das lendas que mitificam este disco.

 

Só hoje Lil Nas X lança o seu álbum de estreia, "Montero, e é já uma estrela mundial com tudo o que é prémios em mãos (três Grammys, cinco MTV VMAs, por exemplo) e currículo avantajado nas maiores tabelas de vendas (já é líder repetente do top da Billboard). Neste seu primeiro disco tem um leque de colaboradores VIP tal que faz de Lil Nas X automaticamente um VIP: Elton John no tema 'One of Me', Miley Cyrus em 'Am I Dreaming', Megan Thee Stallion na faixa 'Dolla Sign Slime', Doja Cat na música 'Scoop'. Para muitos, "Montero" é já um dos acontecimentos discográficos do ano, pondo Lil Nas X a sua identidade gay no centro das suas músicas.

 

O cantor sueco José González põe também hoje no mercado o seu quarto álbum a solo, "Local Valley", ou seja, mais um recheio de canções acústicas com ritmos eletrónicos. Como é sua tradição, o músico assume ele próprio a produção.

 

O ex-membro dos Fleetwood Mac, Lindsey Buckingham, resolveu dar ao seu sétimo álbum a solo o título homónimo. Sem as vozes a seu lado de Christine McVie ou de Stevie Nicks, a elegância das suas canções mantém-se intacta.


Nesta semana saem também o álbum dos metaleiros Carcass," Torn Arteries", e a banda sonora do documentário sobre St. Vincent, "The Nowhere Inn", da autoria da própria retratada. "The Nowhere Inn" é um mockumentary, que poderíamos traduzir como docomédia, que foi exibido recentemente em Portugal, no festival de cinema IndieLisboa.

 

Concluimos esta revista de lançamentos com as reedições em vinil dos álbuns de Ozzy Osbourne, "No More Tears" (de 1991), e de Nick Lowe, "The Convincer" (de 2001) e "The Old Magic" (de 2011).