Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
26 abril 2023, 13:23
Partilhar

Roger Waters vence batalha legal e vai atuar em Frankfurt

Roger Waters vence batalha legal e vai atuar em Frankfurt
Kate Izor (cortesia Sony Music)
Redação
26 abril 2023, 13:23
As entidades locais tinham cancelado o concerto marcado para Frankfurt, Alemanha, por considerarem o músico "antissemita".

Roger Waters venceu a batalha legal que o opunha às entidades locais da cidade de Frankfurt, na Alemanha, que, no passado mês de fevereiro, o tinham proibido de atuar no Festhalle - uma das grandes salas de espetáculo daquela cidade alemã - por considerarem-no "antissemita".  

Em março, o músico britânico anunciou que ia tomar medidas legais contra a "política de cancelamento", sublinhando na altura que tinha acionado a equipa de advogados para agir legalmente. A justiça alemã deu-lhe razão. O ex-Pink Floyd está autorizado a atuar em Frankfurt no próximo dia 28 de maio

A proibição era assente na acusação de que Waters "teria levado a cabo várias ações hostis contra o Estado de Israel, entre as quais os seus apelos a outros músicos de boicote de concertos no país judaico, ou a comparação que fez das políticas de Jerusalém com o regime racista sul-africano do Apartheid, com base da atuação das forças israelitas contra os palestinianos". Era este o argumento que se lia no comunicado das entidades oficiais do estado de Hesse e da cidade de Frankfurt.

"Estou a dar um passo sem precedentes que é o de recorrer à lei para me proteger das ações inconstitucionais de duas autoridades que parecem confiar nas acusações falsas que foram feitas contra mim, ou seja, que sou antissemita. Quero deixar claro, e de uma vez por todas, que não sou antissemita e nada que alguém possa dizer ou publicar vai alterar isso. As minhas opiniões públicas referem-se apenas às políticas e ações do governo israelita e não ao povo de Israel", afirmou ainda Waters em comunicado quando anunciou que estava pronto para lutar na justiça.

"O antissemitismo é odioso e racista. Condeno-o da mesma forma que condeno todas as formas de racismo. Não vou insistir no esclarecimento da minha posição. Estou confiante que a verdade e a lei vão prevalecer. As autoridades em causa não vão ser bem-sucedidas a negar o básico em matéria de direitos humanos", acrescentou. 

Apesar da proibição, o músico já tinha dito que iria tocar a Frankfurt de qualquer forma.O concerto em Frankfurt está inserido na digressão This Is Not a Drill que em março passou pela Altice Arena, em Lisboa. Veja aqui quais os cinemas em Portugal que vão transmitir o concerto.