Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
17 maio 2023, 14:18
Partilhar

Leiloadas fotos ousadas de Madonna

Leiloadas fotos ousadas de Madonna
DR - Steven Meisel/Madonna
Redação
17 maio 2023, 14:18
Impressões das sessões eróticas da rainha da pop de 1992 vão estar em venda pública em Nova Iorque.

A Christie's, em Nova Iorque, vai leiloar em outubro 40 impressões das famigeradas sessões fotográficas de Madonna feitas para o livro "Sex", primeiramente lançado a 21 de outubro de 1992, um dia depois do álbum igualmente controverso "Erotica".

 

Madonna, então com 34 anos, é fotograda nua ou em contextos de grande sexualidade, num trabalho fotográfico dirigido por Steven Meisel que invoca também os universos burlesco e sadomaso. O rapper Vanilla Ice (que chegou a ser namorado de Madonna), a modelo Naomi Campbell, a atriz Isabella Rossellini, a socialite Tatiana von Fürstenberg ou a estrela de gay porno Joey Stefano são algumas das figuras que participam nestas fotos de "Sex", juntamente com Madonna.

 

O livro causou então bastante controvérsia, por se confrontar com velhos valores de moralidade e pelo facto de ter sido publicado num período em que a sida era bastante letal.

A base de licitação mais baixa das impressões fotográficas em leilão é de 50 mil dólares. A seleção das 40 impressões foi feita por Madonna, Steven Meisel e Anthony Vaccarello (o diretor criativo da Saint Laurent). Parte da receita deste leilão reverte a favor da fundação Raising Malawi, fundada por Madonna em 2006, que pretende ajudar crianças vulneráveis e orfãs do sudeste africano.

Num Instagram story de outubro passado, Madonna recordou as reações adversas que enfrentou nessa época, por causa do livro Sex: "fui chamada de prostituta, de bruxa, de herege e de demónio". A cantora vê esse seu trabalho visual como ativismo em prol da liberdade sexual das mulheres.

Antes, em 1990, Madonna já havia causado controvérsia sexual, quando fez o vídeo erótico de 'Justify My Love', com cenas de intimidade sexual hetero e homo, e várias referências queer, numa suposta orgia num quarto de hotel, que envolvia também a cantora (no papel de uma mulher fatigada que devaneia numa longa fantasia sexual). O videoclipe foi realizado por Jean-Baptiste Mondino, fotógrafo também muito ligado à moda. "Poor is the man whose pleasures depend on the permission of another" ("pobre é o homem cujos prazeres dependem da permissão de outro" é uma das frases fortes da canção.