Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
19 maio 2023, 09:15
Partilhar

Morreu o baixista dos Smiths, Andy Rourke

Morreu o baixista dos Smiths, Andy Rourke
Associated Press (arquivo de 2014)
Redação
19 maio 2023, 09:15
Músico tinha 59 anos. O falecimento foi anunciado pelo guitarrista Johnny Marr.

Andy Rourke, um dos quatro membros históricos dos Smiths, faleceu aos 59 anos de “cancro no pâncreas”, anunciou hoje no Twitter o seu velho amigo de adolescência e companheiro de banda, Johnny Marr. O ex-guitarrista dos Smiths sublinha também que o “Andy será recordado como uma gentil e bonita alma por aqueles que o conheceram como um músico supremamente dotado”. 

 

Andy Rourke foi um músico que encorpou e deu solidez à sonoridade dos Smiths, banda indie de referência dos anos 80, como é visível em vários temas emblemáticos da banda de Manchester, como o caso de Bigmouth Strikes Again. Apesar da saliência da voz e mensagem de Morrissey e dos recursos multi-instrumentistas do compositor Johnny Marr, é impossível não imaginar o som dos Smiths sem o encaixe perfeito da volumosa secção rítmica personficada pelo baixista Andy Rourke e pelo baterista Mike Joyce.

 

Contrariamente à premissa de Morrissey, que não admitia o consumo de drogas na vida da banda, Andy Rourke tornou-se viciado em heroína enquanto membro dos Smiths. A sua toxicodependência levou-o ao despedimento em 1986, mas foi reintegrado duas semanas depois. 

A sua vida errática a nível de drogas manteve-se ao longo dos anos subsequentes e o músico chegou a declarar-se na bancarrota, apesar de ter sido um dos dois membros dos Smiths indemnizados no processo dos royalties movido pelo baterista Mike Joyce, contra a dupla criativa Morrissey & Johnny Marr. Andy Rourke nunca se envolveu muito neste processo em meados dos anos 90, tornando-o menos hostilizado por Morrissey, quando comparado com Mike Joyce, a quem o cantor dos Smiths desejou “o pior”.

 

Andy Rourke ainda deu o seu contributo ao álbum a solo de Morrissey, "Bona Drag" (de 1990), quando o cantor inglês tinha como seu principal parceiro musical o produtor Stephen Street, que já manifestou as suas condolências na sua página de Twitter, descrevendo o recém-malogrado baixista como um "músico superbo" e um "tipo adorável". 

 

Ainda não foi declarado qual foi o dia deste mês em que morreu Andy Rourke.