Ouça a M80, faça o download da App.
Paulo Rico
01 junho 2023, 12:20
Partilhar

Conheça as 23 mundialistas portuguesas

Conheça as 23 mundialistas portuguesas
LUSA
Paulo Rico
01 junho 2023, 12:20
Francisco Neto divulgou esta semana as 23 jogadoras que vão ao Mundial de futebol, na Austrália e Nova Zelândia, entre 20 de julho e 20 de agosto.

Estão escolhidas as 23 futebolistas que vão representar Portugal no Mundial 2023, entre 20 de julho e 20 de agosto.

A seleção nacional feminina faz parte do Grupo E e vai jogar com Países Baixos (23 de julho), Vietname (27 de julho ) e Estados Unidos (01 de agosto). 

Estas são as futebolistas que vão representar a nossa seleção:

 

 

Inês Pereira (guarda-redes, Servette, 24 anos)

Titular da seleção em dois jogos no Europeu do ano passado, está a cumprir a segunda temporada na Suiça, ao serviço do Servette, onde conquistou a Taça. Junta ao currículo, onde já tem duas ligas portuguesas, ao serviço do Sporting.

Patrícia Morais (guarda-redes, Sp. Braga, 30 anos)

Titular do Braga nas últimas duas temporadas, tem mais de 80 jogos pela seleção. Foi titular num dos jogos do Europeu, no ano passado. Aos 30 anos, é das mais experientes, com 4 títulos nacionais já conquistados. Titular no play-off intercontinental, com os Camarões.

Rute Costa (guarda-redes, Benfica, 28 anos)

Titular do Benfica, depois de duas épocas de grande nível ao serviço do Braga, somando mais um título de campeão nacional. Esteve nos dois Europeus, como suplente.

Ana Borges (defesa, Sporting, 32 anos)

Uma das mais experientes da seleção, com presença nos dois Europeus. Está há sete épocas no Sporting, depois de experiências internacionais ao serviço do Chelsea e Atletico Madrid. Faz todo o corredor direito.

Ana Seiça (defesa, Benfica, 22 anos)

Aos 22 anos, estreou-se na seleção este ano e será aposta para o presente e o futuro. É campeã nacional ao serviço do Benfica, onde está há três épocas.

Carole Costa (defesa, Benfica, 33 anos)

Depois de três épocas no Sporting, está há três anos no Benfica, sempre com estatuto de titular. Central goleadora, com mais de 150 jogos pela seleção, converteu o pénalti decisivo frente aos Camarões.

Sílvia Rebelo (defesa, Benfica, 34 anos)

A central tem mais de 100 jogos pela seleção, quatro deles nos Europeus de 2017 e 2022. Aos 34 anos, só conheceu três clubes ao longo da carreira: Fundação Laura Santos, Braga e Benfica.

Diana Gomes (defesa, Sevilha, 24 anos)

Conquistou a titularidade na seleção nacional, ao lado de Carole Costa. Titular do Braga nas últimas épocas, jogou na última temporada no Sevilha, em Espanha, naquela que é a primeira experiência internacional por clubes.

Lúcia Alves (defesa, Benfica, 25 anos)

Esteve no último Europeu, mas acabou por não ser utilizada por Francisco Neto. Titular do Benfica na última época, a lateral tem tudo para acrescentar internacionalizações ao currículo ao serviço de Portugal no próximo Mundial.

Joana Marchão (defesa, Parma, 26 anos)

A lateral do Parma está a viver a primeira experiência num campeonato estrangeiro, depois de vários anos no Ouriense e Sporting, onde conquistou quatro títulos de campeão nacional.

Catarina Amado (defesa, Benfica, 23 anos)

Titular nos últimos jogos pela seleção, a lateral do Benfica conquistou esta temporada o título nacional, o terceiro na carreira. Esteve presente no último Europeu, titular nos três jogos. 

Dolores Silva (médio, Braga, 31 anos)

Titular e capitã da seleção há vários anos, está ligada aos vários títulos do 1.º de Dezembro, entre 2006 e 2011. Já esteve no futebol alemão e espanhol, antes de regressar a Portugal, há 4 temporadas, pela mão do Braga.

Fátima Pinto (médio, Alavés, 27 anos)

A médio defensiva joga atualmente no Alavés, em Espanha, depois de figura no Sporting nos anos anteriores. A caminho dos 80 jogos com a camisola das quinas, esteve na convocatória decisiva frente aos Camarões, tendo jogado na fase final da partida.

Ana Rute (médio, Braga, 25 anos)

A jogadora do Braga afirmou-se nos últimos anos ao serviço do Braga, conquistando a Taça da Liga. A médio tem chegada ao golo e marcou mais de uma dezena nos últimos anos ao serviço do clube bracarense. Vai para a primeira grande competição internacional.

Andreia Norton (médio, Benfica, 23 anos)

Titular do Benfica, tem sido também presença no onze português, ao longo dos últimos anos, com destaque para o Europeu do ano passado. Depois de várias temporadas no Braga, é agora titular no meio campo do Benfica.

Andreia Jacinto (Real Sociedad, 20 anos)

Aos 20 anos, e depois de ter jogado na equipa principal do Sporting, está na Real Sociedad, em Espanha. Vai fazer a estreia em grandes competições internacionais como séniro, depois de o ter feito nas camadas jovens.

Kika Nazareth (médio, Benfica, 20 anos)

Uma das grandes promessas do futebol mundial, foi eleita a melhor jovem da época em Portugal e esteve na lista da Golden Girl, destinada a premiar a melhor jovem jogadora da Europa.

Tatiana Pinto (médio, Levante, 29 anos)

Depois de cinco temporadas no Sporting, está agora no Levante, uma das principais equipas da competitiva liga espanhola. A médio centro da seleção é titular na equipa que ficou em 3.º lugar em Espanha.

Jéssica Silva (avançado, Benfica, 28 anos)

Talvez a mais mediática jogadora da seleção. Depois de épocas de sucesso no Levante (Espanha) e no O. Lyon (França), regressou a Portugal há duas temporadas, tendo sido bicampeã nacional. Foi a segunda melhor marcadora da liga feminina.

Diana Silva (avançado, Sporting, 27 anos)

Formada no Ouriense, está há sete temporadas no Sporting, excetuando uma época em que representou no Aston Villa. Titular da seleção, marcou no último Europeu. Foi quatro vezes campeã nacional.

Carolina Mendes (avançado, Sp. Braga, 35 anos)

A avançado do Braga é das mais experientes do grupo, com mais de 100 jogos na seleção, alguns deles nos dois Europeus onde Portugal marcou presença. Além de várias épocas em Portugal, já jogou nos campeonatos de Itália, Espanha, Islândia, Rússia e Suécia.

Ana Capeta (avançado, Sporting, 25 anos)

A futebolista do Sporting, presente no play-off intercontinental, é opção para o ataque de Portugal. Como titular, ou saltando do banco, a imprevisibilidade e a chegada à baliza adversária são fatores a ter em conta para a nossa seleção.

Telma Encarnação (avançado, Marítimo, 21 anos)

Presença na seleção portuguesa nos últimos jogos, esteve no último Europeu, como suplente utilizada frente à Suécia e à Suíça.A futebolista do Marítimo é das mais jovens na comitiva portuguesa.