Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
31 maio 2023, 08:02
Partilhar

TAP: Pedro Marques ouvido hoje na comissão de inquérito

TAP: Pedro Marques ouvido hoje na comissão de inquérito
MÁRIO CRUZ/LUSA
Agência Lusa
31 maio 2023, 08:02
Ex-ministro das Infraestruturas exerceu funções na altura em que o Estado recuperou a posição maioritária na companhia após a privatização.
O ex-ministro das Infraestruturas Pedro Marques vai ser hoje ouvido na comissão de inquérito à TAP, tendo exercido funções entre 2015 e 2019, altura em que o Estado recuperou a posição maioritária na companhia após a privatização.

Pedro Marques, que vai pelo segundo dia consecutivo ao parlamento dar explicações sobre a TAP, foi ministro das Infraestruturas entre 26 de novembro de 2015 e 18 de fevereiro de 2019, altura em que saiu do Governo para liderar o PS nas eleições europeias, tendo sido substituído por Pedro Nuno Santos.

Durante o seu mandato, o Estado recuperou a posição maioritária na estrutura acionista da TAP, após a privatização levada a cabo pelo anterior Governo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho.

Quando o Governo do PS (apoiado no parlamento por BE, PCP e PEV) tomou posse, iniciaram-se negociações com o consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa, que tinha vencido o concurso para a privatização e adquirido 61% do capital da companhia aérea, na altura liderada por Fernando Pinto.