Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
31 maio 2023, 12:30
Partilhar

David Byrne enfrenta sindicato de músicos da Broadway

David Byrne enfrenta sindicato de músicos da Broadway
David Byrne atua na cerimónia dos Óscares 2023 Chris Pizzello/Associated Press
Redação
31 maio 2023, 12:30
A abdicação de uso de instrumentistas ao vivo no musical "Here Lies Love" está a ser contestada.

A rede sindical de músicos da Broadway está a contestar a renovada produção do musical da Broadway de David Byrne, "Here Lies Love", pelo facto de não recorrer a instrumentistas ao vivo. 

A American Federation of Musicians alega que a produção da Broadway está legalmente obrigada a empregar o mínimo de 19 músicos para o elenco de "Here Lies Love".

Em comunicado enviado à imprensa norte-americana, David Byrne, co-autor das canções do musical com Fatboy Slim, defende que este musical, estreado em 2013 e que esteve em cena em várias cidades, "não é um musical da Broadway tradicional". E acrescenta que "a artificialidade das músicas, assente em registo pré-gravados, é essencial para o conceito artístico. A produção removeu algumas cadeiras do teatro para ser montada uma pista de discoteca. Deixou de haver uma frente de palco. O Broadway Theatre está transformado numa discoteca, com cada espectador envolvido na experiência. De muitas maneiras, o Here Lies Love é pioneiro nesta imersão de um clube de dança na Broadway". 

"Here Lies Love" inspira-se na vida da polémica Primeira Dama das Filipinas, Imelda Marcos, esposa do ditador Ferdinand Marcos. "Here Lies Love" começou como um álbum de estúdio conceitual de 2010, com o mesmo título, da autoria de David Byrne (antigo líder dos Talking Heads) e de Fatboy Slim.