Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
28 junho 2023, 14:04
Partilhar

Rammstein: a Luz com labaredas (as fotos)

Rammstein: a Luz com labaredas (as fotos)
Redação
28 junho 2023, 14:04
Concerto de quase duas horas bem distribuido pelos vários períodos da banda alemã.

O Estádio da Luz, em Lisboa, está habituado às tochas das claques. Mas no concerto dos Rammstein, a pirotecnia teve toda uma outra dimensão no recinto benfiquista, com várias nuvens de fogo maiores que um corpo humano.

O nosso fotógrafo Rúben Viegas teve o poder de antecipação de um caçador, com a mão no gatilho da máquina no momento certo de cada bafo de fogo no palco dos Rammstein. Para os músicos, era capaz de fazer calor. Mas para quem os via, era um regalo. Rúben Viegas também agradeceu o espetáculo.

Este tem sido um momento crítico para os Rammstein, por causa das alegações de abusos sexuais que pairam contra o vocalista Till Lindemann. Já do fogo literal, a banda livrou-se intacta. Musicalmente, a banda também não se chamuscou, num alinhamento em regime de best of, que deu a mesma atenção a álbuns como "Sehnsucht" (de 1997) e "Mutter" (de 2001) do que ao mais recente "Zeit".

Atendendo à facilidade com que o público cantou os refrães em alemão de alguns temas, até parece que muitos dos espectadores tiveram formação escolar no Colégio Alemão, em Telheiras, ali a menos de cinco quilómetros do Estádio da Luz.

Eis a galeria de fotos da autoria de Rúben Viegas.