Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
20 novembro 2023, 11:53
Partilhar

Shakira chega a acordo com a justiça espanhola no caso de fraude fiscal

Shakira chega a acordo com a justiça espanhola no caso de fraude fiscal
Quique Garcia EPA/LUSA
Redação
20 novembro 2023, 11:53
A colombiana vai ter de pagar uma multa de 7,8 milhões de euros.

Shakira chegou a acordo com o Ministério Público espanhol no caso de alegada fraude fiscal - acusações que remontam a 2018. A cantora colombiana terá de pagar uma multa de 7,8 milhões de euros, porém já não corre o risco de ser detida.

A decisão foi conhecida esta segunda-feira, 20 de novembro, num tribunal de Barcelona, Espanha, depois de uma curta audiência. Além de reconhecer a culpa e ter de pagar a multa, a cantora regularizou o valor da evasão fiscal de que estava acusada (14,5 milhões de euros mais 3 milhões de juros de mora), ficando com uma pena de prisão suspensa de três anos. A acusação pedia 8 anos de prisão para a colombiana. 

"Tomei a decisão de resolver esta questão tendo em conta o bem-estar dos meus filhos que não querem ver a mãe a sacrificar-se numa luta como esta", disse Shakira. "Preciso de deixar para trás todo o stress e o desgaste emocional dos últimos anos e começar a focar-me nas coisas que amo, nos meus filhos e nas oportunidades na minha carreira", acrescentou em comunicado divulgado pela Associated Press.  

"Ao longo da minha carreira, esforcei-me para fazer o que está certo e para dar um exemplo positivo. Infelizmente - apesar destes esforços - as autoridades fiscais espanholas iniciaram um processo contra mim, tal como fizeram contra muitos atletas profissionais e a outros indivíduos de destaque, drenando a energia, o tempo e a tranquilidade dessas pessoas durante anos consecutivos", afirmou a artista.

A cantora colombiana, que ao longo destes cinco anos alegou estar inocente, estava acusada de ter defraudado o Estado espanhol, ao evitar o pagamento de impostos sobre o rendimento e sobre o património entre 2012 e 2014, altura em que residia em Espanha com o ex-futebolista Gerard Piqué.