Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
01 dezembro 2023, 14:47
Partilhar

Concurso para linha de alta velocidade lançado em janeiro se houver acordo com PSD

Concurso para linha de alta velocidade lançado em janeiro se houver acordo com PSD
Associated Press
Agência Lusa
01 dezembro 2023, 14:47
Confirmação feita pelo primeiro-ministro à margem da COP28
O primeiro-ministro, António Costa, confirmou hoje a intenção de lançar o primeiro concurso para a construção da linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto em janeiro se houver acordo do líder do PSD.

"Em janeiro, tudo estará pronto para poder lançar o concurso, mas tendo em conta a atual situação política, o concurso só será lançado se o futuro líder do PS e o atual líder do PSD derem luz verde", disse António Costa.

O líder do Governo demissionário falava aos jornalistas à margem da inauguração do Pavilhão de Portugal na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), que está a decorrer no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Questionado se já tinha contactado o presidente do PSD sobre o projeto, António Costa disse já ter sinalizado a situação a Luís Montenegro, tendo ficado acordado que voltariam a discutir quando houvesse condições para lançar o concurso.

"Se houver luz verde avança, se não houver fica na pasta de transição e o próximo governo decidirá o que fazer", afirmou.

O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.

Paralelamente, está também a desenvolver-se a ligação Porto-Vigo, dependente da articulação com Espanha, com nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e troço Braga-Valença (distrito de Viana do Castelo).

"É um projeto, creio que, consensual", considerou António Costa, defendendo que a ligação entre as três cidades "é um primeiro passo para a inserção de Portugal na rede ibérica de alta velocidade" e reforça a aposta e transição para a ferrovia.