Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
06 março 2024, 10:02
Partilhar

Morreu Antonio-Pedro Vasconcelos

Morreu Antonio-Pedro Vasconcelos
Lusa
Redação / Agência Lusa
06 março 2024, 10:02
Cineasta tinha 84 anos.

Morreu o realizador António-Pedro Vasconcelos. Em comunicado, a família do realizador "informa que o nosso A-PV partiu esta noite, a poucos dias de completar 85 anos de uma vida maravilhosa".

A noticia tinha sido avançada esta manhã por João Soares, através de uma publicação nas redes sociais.

António-Pedro Vasconcelos nasceu em Leiria, em 1939. Foi realizador, produtor, crítico e professor, tendo fundado o Centro Português de Cinema, como indica a biografia patente na Academia Portuguesa de Cinema.

Assinou alguns dos maiores sucessos cinematográficos portugueses como " O lugar do Morto", "Jaime", os "Imortais" e  "A Bela e o Paparazzo". O último filme de António-Pedro Vasconcelos foi "Km 224", que estreou em 2022.

Foi distinguido com vários prémios ao longo da carreira, entre eles a Concha de Prata do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, e em Portugal, os Globos de Ouro para Melhor Filme e Melhor Realizador. Foi ainda agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Mário Soares, a 10 de Junho de 1992.

Foi crítico de literatura e cinema, cronista e comentador televisivo, "com forte intervenção cívica", como escreveu José Jorge Letria no livro de entrevista com o realizador, "Um cineasta condenado a ser livre" (2016).

Um dos campos de intervenção foi a Associação Peço a Palavra, que se bateu publicamente contra a privatização da TAP.

"Hoje, mais do que nunca, temos a certeza que o nosso A-PV, que tanto lutou para que todos fôssemos mais justos, mais corretos, mais conscientes, sempre tão sérios e dignos como ele, será sempre um Imortal", escreveu a família em comunicado.