Ouça a M80, faça o download da App.
Gonçalo Teles
04 abril 2024, 14:00
Partilhar

Poeiras do Saara voltam a Portugal para uma sexta-feira de quase 30 ºC

Poeiras do Saara voltam a Portugal para uma sexta-feira de quase 30 ºC
DGS
Gonçalo Teles
04 abril 2024, 14:00
Desta vez só chegam a partir da tarde e deve ser sobretudo de noite que se fazem sentir, mas não por muitas horas: com chuva prevista para a madrugada de sábado, durante o dia já mal devem notar-se.

As temperaturas em Portugal vão subir esta sexta-feira, mas vêm acompanhadas de poeiras do deserto do Saara, no Norte de África, que chegam durante a tarde, embora para uma estadia mais curta do que a habitual.

Os distritos do Porto e Évora devem registar máximas de 26 ºC, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, enquanto Lisboa se fica pelos 24 ºC e Faro pelos 22ºC. Logo na madrugada de sábado já regressa a chuva e, com ela, as poeiras até devem assentar.

"Vêm do deserto do Saara, como é normal, com o fluxo do quadrante Sul ou Sueste", explica a meteorologista do IPMA Paula Leitão, e devem começar a fazer-se sentir "a partir da tarde" desta sexta-feira, sendo que no domingo a poeira que ainda não tenha sido depositada pela chuva nessa altura "desaparece e vai sendo empurrada para Espanha" com o vento do Oeste.

Por tudo isto, quem também normalmente sofre mais com estas poeiras não tem tanta razão para preocupações, porque só devem estar no ar em "horas noturnas", quando há mais pessoas recolhidas, por exemplo, em casa.

Queda no fim de semana

Quanto a temperaturas, no sábado tanto Lisboa como o Porto vão ter máximas de 19 ºC, Évora e Beja caem para os 21 ºC e Faro fica-se pelos 23 ºC. A madrugada de domingo pode ser de aguaceiros, em especial no interior do país, mas o sol deve depois regressar.

Segunda-feira traz chuva e "mais uma descida da temperatura, com possível queda de neve nas terras altas do Norte e Centro a partir da tarde", seguida de um "dia frio" na terça-feira.

Certo é que as temperaturas não vão, para já, chegar aos 30 ºC, apesar de a partir de quarta-feira subirem "para valores acima dos 25 ºC".