Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
16 abril 2024, 13:06
Partilhar

Equipa com investigadores portugueses identifica buraco negro estelar mais denso da Via Láctea

Equipa com investigadores portugueses identifica buraco negro estelar mais denso da Via Láctea
Agência Lusa
16 abril 2024, 13:06
O BH3 tem uma massa 33 vezes superior à do Sol e é o segundo buraco negro mais próximo da Terra.

Uma equipa internacional de cientistas, incluindo investigadores de Portugal, identificou o buraco negro estelar mais denso da Via Láctea, com uma massa 33 vezes superior à do Sol, anunciou esta terça-feira o Observatório Europeu do Sul (OES).

O buraco negro - corpo denso de cuja gravidade nada escapa, nem mesmo a luz - foi detetado em dados da missão Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA) através de um movimento de 'oscilação' estranho que impõe à estrela que o orbita, refere o OES em comunicado, acrescentando que a massa do buraco negro BH3 foi calculada com base em informação registada pelo telescópio VLT do OES, no Chile, e outros telescópios em terra.

André Moitinho e Márcia Barros, investigadores e professores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, assinam o trabalho, publicado na revista da especialidade Astronomy & Astrophysics.

Os buracos negros estelares formam-se a partir da explosão de uma grande estrela e os da Via Láctea são, em média, menos densos do que o BH3 - têm cerca de 10 vezes a massa do Sol.

O BH3 está a 2.000 anos-luz da Terra, na constelação da Águia, sendo "o segundo buraco negro mais próximo" do 'planeta azul', assinala o OES, organização astronómica da qual Portugal faz parte.

Os dados recolhidos pelo telescópio VLT revelam que a companheira da estrela que orbita o buraco negro é pobre em metais, o que sugere, de acordo com os autores do trabalho, que "a estrela que colapsou para formar o BH3 seria também pobre em metais, tal como previsto pela teoria".

A missão Gaia, da ESA, foi lançada em 2013 e tem no espaço uma sonda para mapear a Via Láctea, galáxia onde se situa o Sistema Solar, de que faz parte a Terra.