Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
10 maio 2024, 16:45
Partilhar

Portugueses ouvem mais rádio e música online

Portugueses ouvem mais rádio e música online
JOANA BAPTISTA
Redação
10 maio 2024, 16:45
Estudo sobre Consumo de Áudio Digital em Portugal indica que mais de 40% ouve podcast.

Oito em cada 10 portugueses utilizadores de internet consome áudio digital, sendo que 57,3% é consumo de rádio em tempo real através do site ou aplicações das rádios. É o que indica o "Estudo sobre Consumo de Áudio Digital em Portugal", realizado pela Marktest para a Bauer Media Áudio Portugal.

O estudo acrescenta que o áudio digital é uma tendência: em 2023, 38,7% dos portugueses assumiram ter ouvido mais rádio ou música online. A média de escuta situa-se nas 14 horas por semana.

Quanto a conteúdos, Música, Entretenimento e Humor são o Top3 dos mais ouvidos.  No entanto, é nas diferentes faixas etárias que se verificam hábitos de consumo ligeiramente diferentes: 98,4% da Geração Z indica consumir áudio digital, sendo que desses, 38,1% garante fazê-lo através da escuta de rádio em tempo real através do site ou apps das radios. O consumo de áudio digital tem, depois, tendência a ir baixando progressivamente, ao mesmo tempo que a idade dos ouvintes aumenta, até chegar aos Baby Boomers, em que 68,4% refere consumir conteúdo áudio de forma digital, com 67,8% a ouvir rádio em tempo real através do site ou das apps das estações de radio.

Os Smartphones são a tecnologia mais utilizada para consumo de áudio digital (67,1%), em particular junto da GenZ, onde este número sobe para 82,2%. Contudo, os rádios dos carros, seja em modo connected car ou com outro dispositivo em bluetooth (50,7%), e o computador (48,9%) compõem o Top3. O YouTube e o Spotify lideram o ranking das plataformas mais utilizadas para consumo de áudio digital, com 77,7% e 58.4%, respetivamente, mas as Apps de estações de rádio aparecem logo em terceiro lugar, com 42,3%.

É ao volante de um automóvel que os internautas portugueses mais escutam áudio digital (54,9%), embora a escuta conjunta com atividade desportiva (46,1%) ou nas deslocações em transportes públicas (49%), se destaquem junto da Gen Z e os Baby Boomers tenham valores muito semelhantes de consumo de áudio nas tarefas domésticas (54,8%), para relaxar (56,6%), ou a conduzir (57,8%).

Relativamente ao conteúdo digital em formato podcast, 4 em 10 inquiridos garante ouvir podcasts (40,8%). O período de consumo da população ativa é praticamente transversal a todas as gerações, sendo o período noturno, entre as 19h e as 0h, o preferido.

O “Estudo do Consumo de Áudio Digital em Portugal” foi feito pela Marktest para a Bauer Media Áudio Portugal com o objetivo de conhecer os hábitos de consumo de áudio digital, junto dos internautas portugueses com mais de 15 anos, nomeadamente, quantificar o target que consome este tipo de conteúdos, a frequência com que o faz, o tipo de conteúdo consumido e as tecnologias utilizadas para o fazerem, entre outros. Entende-se como consumo de áudio digital, o consumo de rádio, música ou podcast online, ou seja, através da Internet e foram realizadas 808 entrevistas, entre os dias 16 e 29 de fevereiro de 2024.

Para Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Áudio Portugal, “A morte da rádio tem vindo a ser sucessivamente anunciada, primeiro com a televisão, depois com a internet, e agora com o streaming. Contudo, o que estes dados nos mostram é que uma grande parte da população - e é transversal a todas as gerações - continuam a ouvir rádio, embora agora a consumam de uma forma digital. Este estudo abre muitos caminhos para o futuro do áudio digital e para podermos continuar na frente desta transformação, percebendo os ouvintes e dando-lhes aquilo que eles querem ouvir”.