Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
15 maio 2024, 12:30
Partilhar

Eurovisão: RTP formaliza pedido de esclarecimento sobre incidentes na final e ao lado de outros países

Eurovisão: RTP formaliza pedido de esclarecimento sobre incidentes na final e ao lado de outros países
iolanda atua na Eurovisão 2024, em Malmo, na SuéciaLUSA/TT News Agency
Redação
15 maio 2024, 12:30
De acordo com a estação pública, o pedido de reunião foi subscrito por países como a França, Espanha, Croácia e Noruega.

A RTP pediu uma reunião formal com a União Europeia de Radiodifusão (EBU) - a organizadora da Eurovisão - para esclarecer os incidentes que aconteceram na final do concurso, a 11 de maio, em Malmö, na Suécia. 

De acordo com a informação avançada no "Telejornal" de ontem, 14 de maio, o pedido de esclarecimento é subscrito por vários países como a França, Espanha, Croácia e Noruega.

Uma das situações que a estação pública de televisão quer ver esclarecida tem a ver com a publicação tardia do vídeo com a atuação de iolanda, no qual a cantora portuguesa canta com as unhas pintadas com o padrão do 'keffiyeh', lenço que simboliza a causa palestiniana. Também na final de sábado, iolanda terminou a atuação com um apelo à paz, dizendo: "a paz vai prevalecer".

Após a atuação da concorrente portuguesa, a organização do festival optou por publicar o vídeo da semifinal, em que iolanda tinha apenas as unhas brancas. 


Segundo a estação pública portuguesa, a União Europeia de Radiodifusão foi questionada sobre o atraso. "Foi algo que se passou em meia-hora. Agora estamos à espera de saber, a nossa delegação continua em contacto com as pessoas da Eurovisão. Estamos à espera de saber as explicações mais cabais", afirmou Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da RTP, em declarações à RTP3. 

De acordo com Nicolau Santos, a organização da Eurovisão começou por justificar o atraso com um problema técnico mas, durante a troca de e-mails, acabou por responder que a concorrente portuguesa tinha "motivos pró-Palestina pintados nas unhas". A RTP respondeu com a pergunta: o que é que isso tem a ver?. 

A edição deste ano da Eurovisão foi fortemente contestada devido à participação de Israel

No dia da final da competição, a RTP noticiou que a delegação de Portugal teria testemunhado episódios de assédio e perseguição por parte de membros da delegação israelita a elementos das delegações da Grécia, Suíça, Irlanda e Países Baixos.

Sobre os episódios relatados, Nicolau Santos, na mesma entrevista à RTP3, referiu que o que aconteceu no festival "merece uma reflexão pela forma como decorreu e pelos vários factos que ocorreram".

A Suíça venceu a 68ª edição da Eurovisão, com a canção 'The Code' (interpretada por Nemo). Portugal, que levou a canção 'Grito', ficou na 10ª posição.