Ouça a M80, faça o download da App.
Gonçalo Teles
29 maio 2024, 12:30
Partilhar

Um em cada cinco jogadores no topo do futebol inglês usa bolsas de nicotina

Um em cada cinco jogadores no topo do futebol inglês usa bolsas de nicotina
Imagem de Bengt Wiberg por Pixabay
Gonçalo Teles
29 maio 2024, 12:30
Um estudo pedido pela associação de jogadores profissionais ouviu quase 700 atletas masculinos e femininos.

Um em cada cinco futebolistas dos principais campeonatos masculinos e femininos do futebol inglês usam bolsas de nicotina, e quase metade destes querem tentar parar esse comportamento nos próximos 12 meses.

São dados de um estudo da universidade britânica de Loughborough, pedido pela Associação de Futebolistas Profissionais e citados pela BBC, que ouviu quase 700 jogadores dos campeonatos profissionais e jogadoras apenas da Primeira Liga feminina, e descobriu também que pelo menos dois em cada cinco já experimentaram estas bolsas, também conhecidas por snus.

Estes são pequenos sacos de tabaco parecidos com os do chá, que são colocados na boca do consumidor - entre o lábio e a gengiva - e vão libertando nicotina, sendo esta diretamente absorvida para a corrente sanguínea.

Embora a sua venda esteja proibida no Reino Unido, o comércio deste tipo de saquetas só com nicotina - sem tabaco - é legal e são estes que os atletas usam.

Os futebolistas ouvidos neste estudo dizem que a nicotina melhora a performance, especialmente a mental, e a prontidão.

Alguns dos jogadores ouvidos também relataram sentir-se relaxados e com menos apetite. Há também casos de jogadores que começaram a utilizar estas bolsas para se integrarem nos grupos de membros mais velhos das equipas.

Mais de metade dos jogadores e três quartos das jogadoras admitiram que não tinham qualquer conhecimento acerca dos efeitos adversos do snus, que está associado a um aumento do risco dos cancros do esófago e pâncreas.