Ouça a M80, faça o download da App.
Gonçalo Teles
19 junho 2024, 10:25
Partilhar

Nove chás ou manteiga no gelado? McDonald's acaba teste com IA que atende clientes após mal-entendidos

Nove chás ou manteiga no gelado? McDonald's acaba teste com IA que atende clientes após mal-entendidos
Photo by Jurij Kenda on Unsplash
Gonçalo Teles
19 junho 2024, 10:25

Gelados com manteiga, centenas de euros em nuggets de frango ou bacon no gelado são apenas algumas das más interpretações que levaram a McDonald's a acabar com a experiência de colocar um sistema de inteligência artificial (IA) a recolher pedidos dos clientes.

A cadeia norte-americana estava a tentar implementar este sistema nos drive-through nos Estados Unidos, em parceria com a IBM, mas a partilha online dos pedidos que alguns clientes tentaram fazer sem sucesso ou que receberam completamente errados ditou o fim da inovação.

Foi sobretudo no TikTok que alguns clientes partilharam as frustrações. Num caso, conta o New York Post, a IA adicionou mais de 245 euros em nuggets de frango ao pedido de duas clientes. Noutro, uma cliente acabou com nove chás frios adicionados ao pedido original que incluía apenas uma bebida deste tipo.

Há também o episódio vivido por duas clientes que, ao tentarem pedir uma água e um gelado, acabaram com um pacote de natas, quatro bolsas de ketchup e três doses de manteiga adicionadas ao pedido.

Perante estes mal-entendidos, a McDonald's emitiu um comunicado em que anuncia o "fim da parceria global com a IBM" para a recolha automática de pedidos", mas diz-se confiante de que esta tecnologia será "parte dos restaurantes no futuro". A cadeia quer também encontrar uma alternativa até ao final do ano.