Metropolitano de Lisboa e sindicatos assinam novo Acordo de Empresa

    Acordo garante o aumento do subsídio de refeição e horários mais reduzidos no subsolo.

    O Metropolitano de Lisboa e sindicatos assinaram o novo Acordo de Empresa e que garante o aumento do subsídio de refeição e horários mais reduzidos no subsolo, anunciou fonte sindical.

    Num comunicado, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) indicou que as partes chegaram a acordo na sexta-feira em "matérias importantes".

    A nota dá como exemplo "as 37h30 como tempo máximo de trabalho, garantindo os horários mais reduzidos no subsolo, bem como o aumento do subsídio refeição para 12 euros a partir de novembro e de 11 euros até esse momento".

    Após a assinatura, o Acordo de Empresa (AE), que tinha sido aprovado em plenário em 24 de setembro, seguirá para publicação e estará vigente até 31 dezembro de 2030.

    "Encerramos este capítulo de negociação do AE I de 2025, com ganhos efetivos para todos os trabalhadores, sem retirada de quaisquer direitos", indicou a FECTRANS no comunicado.

    Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa têm realizado vários plenários e várias greves nos últimos meses por falta de entendimento com a administração da empresa quanto ao Acordo de Empresa.