Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
17 outubro 2018, 12:46
Partilhar

Quem são os novos secretários de Estado

Quem são os novos secretários de Estado
Redação
17 outubro 2018, 12:46
Os novos elementos dos Governo de António Costa já tomaram posse

Está fechada a remodelação governamental anunciada no passado fim de semana. Quatro ministros foram substituídos e chegam agora dez novos secretários de Estado para completar as equipas.

A eles juntam-se outros cinco, reconduzidos no cargo: Ana Mendes Godinho no Turismo, José Mendes na Mobilidade, Ana Pinho na Habitação, Carlos Martins no Ambiente e Célia Ramos que se mantém na secretaria de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

Quanto aos novos, chegam para as pastas da Defesa, Economia, Modernização Administrativa, Cultura, Saúde e Ciência Tecnologia e Ensino Superior. São ainda criadas duas novas secretarias de Estado: a da Valorização do Interior e a da Defesa do Consumidor.

Quem são os novos governantes:

 

* Luís Goes Pinheiro -  Secretário de Estado da Modernização Administrativa

Foi chefe de gabinete de Miguel Prata Roque, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros entre 2015 e 2016, e antes, entre 2009 e 2011, já tinha sido chefe de gabinete de Maria Manuel Leitão Marques, enquanto secretária de Estado da Modernização Administrativa.

Está envolvido no caso dos vistos gold, ainda em julgamento, por alegado favorecimento em concursos para cargos públicos.

Ocupa o lugar que até agora pertencia a Graça Fonseca, a nova ministra da Cultura.

 

* Ana Isabel  Pinto - Secretária de Estado da Defesa

A Investigadora do Instituto de Defesa Nacional, de 39 anos, substitui Marcos Perestrello.

Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, doutorada em Relações Internacionais, foi consultora de Investigação para a Organização das Nações Unidas no Projeto Aliança das Civilizações (2008-2010) e assessora para as Relações Internacionais de Nuno Severiano Teixeira, ministro da Defesa de 2006 a 2009.

Especialista em Política Externa e de Segurança da União Europeia e em geopolítica do Médio Oriente.

 

* João Correia Neves – Secretário de Estado da Economia

João Correia Neves, de 61 anos, assume assim uma secretaria de Estado que engloba a Indústria e o Comércio. Entra para colmatar as saídas de Paulo Ferreira (Comércio) e  Ana Teresa Lehmann (Indústria).

Antigo chefe de gabinete de Manuel Pinho na qualidade de ministro da Indústria e Inovação (2005-2007), foi também diretor regional de Lisboa e Vale do Tejo do Ministério da Economia (2003-2004).

Era administrador dos Laboratórios BIAL.  

 

* Ângela Carvalho Ferreira – Secretária de Estado da Cultura

Já trabalhava com Graça Fonseca, enquanto chefe de gabinete na Modernização Administrativa. Agora junta-se à ministra na Cultura, no lugar que até agora pertencia a Miguel Honrado.

Muito do seu trabalho está associado à gestão urbanística da câmara municipal de Lisboa.

 

* João Sobrinho Teixeira – Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Aos 33 anos, o professor do Instituto Politécnico de Bragança (desde 2001) chega ao governo. O novo secretário de Estado  subsitui Maria Fernanda Rollo.

Transmontano de gema, foi presidente do conselho coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos entre 2009 e 2013.

 

* Francisco  Ramos – Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

Entra para o lugar de Fernando Araújo. Presença habitual na secretaria de Estado da Saúde em vários governos socialistas, integra um governo socialista pela quinta vez, depois ter ocupado a secretaria de Estado da Saúde em dois governos de António Guterres, e nos dois executivos de José Sócrates.

Era até agora presidente do IPO de Lisboa.

 

* Raquel Duarte– Secretária de Estado da Saúde

A diretora do Programa Nacional para a Tuberculose da Direção-Geral de Saúde vai assumir a pasta que estava entregue a Rosa Matos Zorrinho.

É professora na Faculdade de Medicina e no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Antiga diretora da Unidade de Gestão do Tórax e Circulação do Hospital de Gaia, abandonou o cargo por falta de meios técnicos e humanos em março.

 

* João  Galamba – Secretário de Estado da Energia

Deputado socialista e vice-presidente da bancada parlamentar, Galamba deixou o cargo de porta-voz do partido em maio, altura em que abandonou também a Comissão Permanente do PS.

Em dezembro do ano passado, em entrevista ao Expresso, Galamba assumiu que “obviamente" tinha "pretensões a um dia participar num Governo, como secretário de Estado ou ministro".

Aos 42 anos, o ex-porta-voz do PS assume  a secretaria de Estado da Energia, de onde sai Jorge Seguro Sanches.

 

* João Paulo Catarino -  Secretário de Estado da Valorização do Interior (NOVA)

 Era, desde julho de 2017, coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior e foi presidente da câmara de Proença-a-Nova entre 2005 e 2016.

Tem 49 anos.

 

* João  Torres - Secretário de Estado da Defesa do Consumidor (NOVA)

É deputado e vice-presidente da bancada do PS, tem 32 anos, e torna-se o governante mais novo em funções.

Antigo líder da JS (2012 - 2016)