Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Um cravo e um bolo de mel...

Mês de abril com teatro, exposições e uma visita ao quartel do Carmo!

Ana Bernardino

O quartel do Carmo, em Lisboa, tem as portas abertas, de segunda a sábado, até 12 de maio. O Museu vai estar aberto entre as 10H00 e as 18H00. A não perder a exposição temporária intitulada “A GNR no 25 de Abril” e as visitas aos restantes espaços, tais como o corredor D. Nuno Álvares, Salão Nobre, gabinetes do Comando e varanda sobre o Rossio também vão estar acessiveis. A entrada é gratuita. 

Em Almada, sete artistas nascidos depois do 25 de Abril de 1974 reinterpretaram imagens captadas pelo fotógrafo Alfredo Cunha durante a Revolução dos Cravos, e o resultado pode ser visto nos antigos estaleiros da Lisnave, até dia 13 de julho. A exposição “Portais do Tempo” tem entrada gratuita.

O palco do Teatro São Luiz recebe "Os Demónios Não Gostam de Ar Fresco", com direção artística de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu. A peça parte do eco que a obra de Ingmar Bergman deixou e de um texto original de Maria Quintans.  
O espetáculo consiste na projeção de um filme, por detrás do qual se passam cenas em palco, sempre acompanhado por música ao vivo da violoncelista Eva Aguilar, e termina com a subida da tela, para dar espaço apenas à encenação em palco. 
O espetáculo vai estar em cena até domingo. 

Destaque ainda para a Festa do Cinema Italiano, apresentado como “o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana” até 21 de abril, em Lisboa. Mas a programação irá estender-se até junho, a mais de 15 cidades portuguesas, como Almada, Alverca, Barreiro, Beja, Funchal, Leiria, Loulé e Sardoal. 

O “extraordinário arquivo pessoal” do realizador Manoel de Oliveira deu origem a uma nova exposição sobre a obra feita entre 1970 e 1990. Para ver na Casa do Cinema, no Porto. Esta exposição é a segunda de três mostras organizadas pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Para ver até 03 de novembro, a exposição intitula-se “Liberdade! 1970-1990”. 

O Festival Westway Lab está de regresso a Guimarães, com concertos e conferências. Este ano, o cartaz inclui artistas e bandas como Capicua, NewDad, Silly e Unsafe Space Garden, para ver no Centro Cultural Vila Flor. 
Há também os 'City Showcases', em cinco locais emblematicos de guimares nos quais atuam artistas escolhidos através de uma 'open call'. 

O Choupal, na zona ribeirinha de Ponte da Barca, é o palco da sobremesa mais deliciosa do fim-de-semana: "o maior bolo de mel de Portugal". Para provar no domingo, a partir das 14h30. Este ano o bolo deverá crescer em comprimento, relativamente à edição anterior, em que atingiu 210 metros. Este doce tradicional em versão gigante, é feito com produtos da região  como nozes e mel. 

Bom fim-de-semana!