Há desfiles de norte a sul do país. Mas as serpentinas são lançadas, também, no dia de Carnaval com uma Viagem à Corte onde as famílias são convidadas a entrar numa máquina do tempo e fazer uma viagem ao Carnaval do século XVIII, no Palácio Nacional de Queluz. Primeiro há um ateliê de máscaras, com as quais os participantes se vão disfarçar. Depois seguem para um momento de música e dança num dos antigos salões de festas do Palácio de Queluz.
E a A Rainha Mostra o Palácio da Ajuda. Baseada no Baile de Carnaval que os reis D. Luís I e D. Maria Pia ofereceram a 15 de fevereiro de 1865, esta visita encenada leva-o até um divertido baile de máscaras para o qual os mais novos estão todos convidados. Dia 12 de fevereiro, segunda feira, às 11h e às 15h.
No LU.CA-Teatro Luís de Camões já se tornou uma tradição as cadeiras saírem do lugar durante o Carnaval e a sala transformar-se numa pista de dança. Durante duas tardes há Serpentinas, confetis e máscaras animar este baile que, este ano, tem música escolhida por Tio Firmino, no dia 11, e por Mão na Anca, no dia 13. Domingo e terça-feira, bailes às 14h30 e depois às 17h.
Na Quinta do Pisão, no Parque Natural de Sintra-Cascais, há um desfile de máscaras, para as familias com crianças entre os cinco e os 10 anos . É mais um oportunidade para os mais novos exibirem as máscaras de super-heróis, princesas ou animais. Mas, este não é um desfile qualquer. A sugestão do espaço é que seja feito num pequeno passeio de burro. A atividade acontece este sábado, 10 de fevereiro. Divide-se em dois turnos, de 45 minutos cada: das 14h às 14h45 e das 15h às 15h45.
No Porto , no Coliseu, os mais novos dão asas à criatividade. A 12, segunda feira, há “Reportagens no Coliseu – Oficina de representação para entrevistas surreais”, onde o grupo vai inventar a “TV Coliseu”. Na terça-feira de Carnaval, há a oficina ”Adivinha quem eu sou – Oficina de jogos de representação”. No final, todos farão um desfile de Carnaval.
No dia 14, dia dos namorados, é a vez de “Imagens Virais – Oficina de representação e criação de memes”.
Divirta-se porque... no Carnaval ninguém leva a mal!