Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Agora Ia: Música e teatro para celebrar a Liberdade

De cravo ao peito, muitas são as sugestões para estes dias.

Agora Ia: Música e teatro para celebrar a Liberdade

Impõe-se que este Agora Ia seja totalmente dedicado ao 25 de Abril. De norte a sul estão programados eventos para assinalar os 50 anos da Democracia em Portugal. Neste Agora Ia fazemos apenas uma pequena seleção do muito que vai acontecer. Então vamos lá!  

No Porto, o centro da cidade vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril com os já habituais concertos, jogos tradicionais, um espetáculo de ‘videomapping’, fogo-de-artifício e o habitual desfile da Liberdade, a partir do Largo Soares dos Reis. O desfile acontece depois de uma homenagem aos resistentes antifascistas, junto à antiga sede da PIDE. 

Em Matosinhos, no dia 24 de abril, às 22h, temos o espetáculo "Os Portugueses", com um concerto de Rodrigo Leão, e a seguir um espetáculo de multimédia, em que se junta sonoridade às imagens criadas por Alfredo Cunha, no exterior dos Paços do Concelho. À meia noite de 25 de abril, haverá fogo de artifício, ao qual se segue uma peça de teatro, às 01h00, "A Noite de José Saramago", pelo Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.  

Em Mondim de Basto estreia também a peça A Noite de José Saramago pelo Teatro Amador Mondinense. Dia 24 às 22h. 

Em Braga na noite de 24 de abril, às 21h30, o grupo Canto D’Aqui e a Orquestra Filarmónica de Braga apresentam o concerto "Canções de Abril". A 25 de abril haverá uma série de atividades pela cidade durante o dia, com inaugurações de obras artísticas, oficinas criativas para crianças, intervenções coletivas, espetáculos de dança.  

Em Lisboa vamos descer a Avenida da Liberdade. Mas na capital são dezenas de atividades. Por exemplo, na Culturgest que assinala os 50 anos de democracia com uma série de performances, peças de teatro, conferências e debates. No Teatro Tivoli, temos os Sons da Liberdade com uma trilogia de concertos de JP Simões, Gisela João e B Fachada. 

Ainda em Lisboa, mas nos Olivais, "Nas Asas da Liberdade", o festival começa no dia 23 de abril na Alameda da Encarnação. Até dia 6 de maio passam por lá The Sound of Freedom (23), Valéria Carvalho (25) ou Toy (1).  

Em Almada, na noite de 24 de abril, a festa faz-se com Dino D’Santiago e convidados especiais – Batukadeiras Madame X, Tristany, Orquestra Geração e Virgul – na Praça da Liberdade. À meia-noite acontece o tradicional fogo de artifício. 

Em Loures, mais precisamente na freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, vai ter lugar este domingo (21) o Passeio Salgueiro Maia. A concentração está marcada para a 10h no Ecoparque de São João da Talha. Um passeio de bicicleta e uma caminhada com a participação especial do Capitão de Abril Coronel João Andrade da Silva (Presidente da Associação Salgueiro Maia) e da neta de Salgueiro Maia, Daniela Salgueiro Maia. Com entrada gratuita. 

Em Santarém, temos a recriação do percurso feito pela coluna militar de Salgueiro Maia, na madrugada de 24 para 25 de abril. No dia 27, será recriado o regresso da coluna militar, às 11h, no Largo do Município. Há ainda a peça "Esta é a madrugada que eu esperava", encenado a partir de um texto de Joaquim Correia Bernardo, um dos capitães envolvidos na revolução. O espetáculo reconstitui o que aconteceu na Escola Prática de Cavalaria de Santarém antes da saída da coluna de viaturas que conduziu os Capitães de Abril a Lisboa. 

Em Grândola no dia 24 de abril, às 22h30, há Paulo de Carvalho e Agir. No caso do Paulo de Carvalho é um concerto em nome proprio. No caso do Agir vai homenagear os grandes cantautores como Sérgio Godinho.  

Em Portalegre "A Paz é a Paz", de 25 a 27 de abril. Trata-se de uma peça de teatro, realizada a partir da obra de Maria João Carvalho. A peça retrata a vivência e papel das mulheres durante o Estado Novo e a Guerra Colonial. 

Em Arraiolos, "Histórias do 25 de Abril" é uma peça de marionetas de Maurício Rebocho e Versátil Ensemble, em três freguesias diferentes de Arraiolos - Arraiolos, Reguengos de Monsaraz e Redondo.