Agora Ía: Viagem histórica com música à mistura
A celebração da ferrovia em Portugal faz-se sobre carris numa semana com concertos memoráveis.
Há festa no Museu Nacional Ferroviário por causa da inauguração da ferrovia. A ligação entre Lisboa e Carregado aconteceu há 168 anos e a festa faz-se este fim de semana no Entroncamento. A entrada no Museu é gratuita e há várias atividades programadas desde visitas guiadas pelos bairros ferroviários a visitas ao interior do Comboio Real.
O Rock à Moda do Porto é celebrado esta sexta e sábado num festival na cidade Invicta que inclui concertos de artistas e bandas como Blind Zero, Sérgio Godinho, Zen e Marta Ren. Acontece no Pavilhão Rosa Mota-Super Bock Arena.
O festival de música eletrónica Semibreve acontece até domingo, em Braga, com uma programação que inclui performances, instalações, conversas e 'workshops'. O festival desdobra-se, como habitualmente, por vários espaços de Braga, do Theatro Circo e do gnration ao Santuário do Bom Jesus do Monte e à Capela da Imaculada Conceição.
Este sábado temos também o concerto dos Moonspell com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa. É a estreia dos Moonspell em nome próprio no Meo Arena. São vários estilos musicais no mesmo palco.
Neste domingo, Festival Estoril Folk apresenta a segunda edição que conta com vozes como Teresa Salgueiro e Isabel Silvestre.
E temos ainda o Big Bang, um festival que é pensado para os mais novos, mas promete chegar a todas as idades. Desde a música ao teatro e à dança ... traz artistas nacionais e internacionais a palco. E desafia-os a criar para todas as infâncias. Esta sexta e sábado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde pode experimentar, por exemplo, uma sanfona com mais de seis metros.
As comemorações dos 137 anos do porto de Lisboa começam a ser assinaladas a partir de sábado e até dia 1 de novembro, com dezenas de atividades gratuitas. “Há Festa nas Docas” inclui momentos pensados para todas as idades. Sábado pode visitar o mercado nas Docas de Santo Amaro, pelas 11 horas. A parte da tarde (15 horas) é dedicada à música, com a banda “Original Bandalheira”, que promete animar o dia dos visitantes.
Na Lousã há castanhas, queijos, borrego, favas, cogumelos, vários enchidos e carnes de caça estão em destaque nos menus dos 19 restaurante aderentes ao Festival Gastronómico. Neste último fim de semana do festival temos, também, música com o Camané no Teatro Municipal da Lousã. E ainda no domingo um workshop de Pão Tradicional em forno de lenha.