Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Álbum da Semana - Vs. dos Pearl Jam

Este álbum faz 31 anos!

Álbum da Semana - Vs. dos Pearl Jam

Álbum da Semana com Sandra Ferreira

Um dos melhores álbuns dos Pearl Jam 

Em 1991 os Pearl Jam saíram dos circuitos alternativos de Seatle para o mundo com o álbum “Ten”. Canções como `Alive´, `Jeremy´ ou `Even Flow´ e concertos intensos com Eddie Vedder a arriscar a vida, muitas vezes empoleirado nas estruturas do palco, eles eram a banda que todos queriam ver.  
 

A pressão do segundo álbum 

Com o sucesso global do primeiro álbum, os fãs, os críticos e músicos mais alternativos de Seatle acusavam os Pearl Jam de se venderem ao mainstream. Eddie Vedder não estava confortável no papel de porta-voz de uma geração e cada vez mais aborrecido com a fama, tinha perdido o caderno de apontamentos durante a digressão de “Ten” e tinha que gravar o segundo disco com novo baterista.  
 
Foi neste clima de pressão que a banda decidiu isolar-se para gravar o segundo disco e em março de 93, mudaram-se para um estúdio residencial que fica nas colinas de Nicasio, na Califórnia, chamado The Site Recording. Neil Young, Dolly Parton ou Huey Lewis And The News já lá gravaram. 

Todos gostavam da tranquilidade da paisagem, menos Eddie Vedder: "Eu odeio isto aqui...Como é que se faz um disco de rock aqui?" Disse ele à Rolling Stone na altura.  
 
O álbum saiu a 19 de outubro de 1993, produziu seis singles — e a banda recusou-se a fazer vídeos para qualquer um deles. “Não quero ver a minha cara em todo o lado”, dizia  Eddie Vedder. 

Vs. chegou com uma intensidade avassaladora. Foi recorde de vendas na primeira semana de lançamento, vendeu quase 1 milhão de cópias só nos primeiros 5 dias afirmando a banda como uma das mais influentes e autênticas do cenário musical da época. Sucessos como “Go”, “Daughter” e “Rearviewmirror” demonstram toda habilidade dos Pearl Jam e o disco tornou-se um dos preferidos dos fãs.   
 
"Daughter" é a canção com mais sucesso, chegou ao primeiro lugar dos Tops, recebeu uma nomeação por "Melhor Performance de Rock por um Duo” e o álbum recebeu uma nomeação por "Melhor Álbum de Rock". 
 
Consta de várias listas dos melhores álbuns de sempre e é considerado um dos melhores discos dos Pearl Jam.  

 O meu Top 5 deste álbum:  

1.

“Go”  -  Aquela entrada a pés juntos... 

A abrir Vs. , "Go" é um soco de energia crua que deixa logo muito claro o tom do álbum. Adoro a introdução de bateria frenética e os riffs de guitarra acelerados. A voz de Eddie Vedder acrescenta-lhe várias camadas, alternando entre a raiva e a vulnerabilidade. "Go" é aquela entrada logo a pés juntos...  Antecipa o que vem a seguir. Intenso. 

2.

"Daughter"    

"Daughter" Intensa, com uma letra arrepiante. É a faixa mais famosa deste álbum e uma das mais icónicas da banda.  

3.

"Rearviewmirror"    

É uma das faixas mais intensas e catárticas do álbum. O riff de guitarra e a bateria parecem um carro em acelaração. Sim, é perfeita para ouvir numa viagem, mas cuidado com o excesso de velocidade!  

4. 

 "Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town"  

Esta canção é uma das preferidas dos fãs pela simplicidade.  Eddie Vedder escreveu a letra num momento de inspiração enquanto a banda tocava o instrumental pela primeira vez. 

5.

"Indifference"

“Indifference” encerra Vs. com uma nota mais sombria em contraste com todo o andamento do disco. A melodia repetitiva e melancólica, quase hipnotizante, realça as palavras profundas de Eddie Vedder.