Fantasia, cinema e fado
Sugestões para um bom fim de semana, dentro e fora de portas.
Para os fãs de Fantasia, este fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Telheiras (Lisboa). A Biblioteca Orlando Ribeiro volta a ser palco do festival Fórum Fantástico. A programação, que arranca esta sexta feira, vai dos livros aos jogos, inclui lançamentos, conversas, exposições, workshops e, claro, a habitual Feira do Fantástico, com a presença de varias editoras. Ainda por Lisboa não perca o Festival de Fado.
O Santa Casa Alfama. Durante dois dias, no bairro de Alfama, igrejas, largos, espaços improvisados, varandas e sociedades recreativas transformam-se em palcos. Passam por este festival nomes como Pedro Moutinho, Camané, Sara Correia e Teresa Salgueiro.
A norte decorre, até domingo, o Festival Internacional de Orgão em Santo Tirso. Os concertos vão estar distribuídos pelo Mosteiro de São Bento, Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto, Igreja Velha e Convento de São José.
O Festival Internacional de Cinema está de regresso ao Porto. Até domingo é dedicado ao cinema da europa de Leste, incluindo 37 curtas-metragens. Esta sexta edição decorre em 5 salas diferentes da Invicta, sob o tema “no happy ever after” - sem ser feliz para sempre.
Valongo recebe a primeira edição do Festival Off Road, que começa esta sexta feira e termina no domingo. As modalidades que vão estar presentes incluem trail run, BTT e super enduro.
No teatro, nota para o clássico infantil Pinóquio. A peça chama-se “Pinóquio e o lençol mágico”. Está em cena no Teatro Meridional, em Marvila.
Outra sugestão passa por dois escape rooms...mas ao ar livre. A primeira missão chama-se “O Mistério de Rosa Cruz”, desafia as equipas (2 a 6 pessoas), a encontrar um objeto escondido numa caixa . Um escape room completamente inovador, com uma abordagem tecnológica, com enigmas e muitas supresas. No jardim do Principe Real, em Lisboa, com a duração de uma hora. A segunda missão “O colecionador”. O objetivo é encontrar um ladrão de artes sofisticado que rouba obras e artefactos de elevado valor e que, neste caso, rouba o manuscrito original dos Lusíadas. São duas horas e a missão parte do Miradouro de São Pedro de Alcântara.