Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Norte, Sul ou Ilhas? As sugestões para o Réveillon

Ainda está indeciso? No último Agora Ia do Ano temos várias sugestões para a passagem de Ano

Norte, Sul ou Ilhas? As sugestões para o Réveillon

Começamos pelo Porto onde é aguardado o fogo de artificio que será lançado a partir do edifício dos Paços do Concelho, em plena Avenida dos Aliados. O fogo de artificio será acompanhado de música e efeitos multimédia. Antes do espetáculo, a música nos Aliados estará entregue a Nuno Ribeiro e será a Rui Veloso que caberá entrar no Ano Novo. A festa vai estender-se, também, aos Jardins do Palácio de Cristal, com dois concertos previstos. A entrada é livre em todos os recintos. 

o Sabugal, onde vai ter lugar uma performance de fogo de artifício intitulada “5 Vilas Medievais”. Ali, após a contagem decrescente, a pirotecnia toma conta, em simultâneo, dos castelos de Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior. 

O concelho de Sever do Vouga é guardião de tradição que começou a partir da década de 30 do século XX e que perdurou durante vários anos: na altura das doze badaladas, ecoavam os apitos das fábricas da freguesia de Paradela, a Fábrica de Massas Vouga e a Serração. Hoje em dia, batem-se tachos ou latas velhas. Se o ano for mau, o ritual serve para afastar más energias. Se tiver sido bom, pede-se para que no ano vindouro a boa sorte se repita. No Parque Urbano da vila há festa, com fogo de artifício e música. 

Em Coimbra também já tem tudo a postos para uma entrada em grande em 2025. A festa começa este sabado, com uma extensa programação, com 17 concertos em três palcos montados na Baixa da cidade, o destaque do último dia do ano vai para Matias Damásio e Pete Tha Zouk, Rui Tomé e Luís Pinheiro, 

Na Figueira da Foz, sobe ao palco o Slow J, ao qual se segue um espectáculo de fogo de artifício que promete iluminar o céu, a praia e a avenida principal.  

Leiria, por seu turno, despede-se de 2024 ao som da icónica banda GNR, com os festejos, este ano, a terem lugar no Largo 5 de outubro. 

Agora vamos até Alcobaça, onde o fogo de artifício será lançado, à meia-noite, a partir do castelo, iluminando a cidade e o seu mosteiro.  

E é também o caso de São Martinho do Porto, que vai ter um espectáculo piromusical único, reflectido na icónica baía. 

Lisboa prepara-se para receber 2025 em festa, com atuações de José Cid e Mickael Carreira no palco montado na Praça do Comércio, em frente ao rio Tejo. Há também fogo de artificio em vários pontos da cidade... terreiro do paço, parque das nações, miradouro da graça, Monsanto é só escolher o sítio para onde olhar 

Setubal vai ter um espetáculo pirotécnico e música até de madrugada, que inclui um concerto da banda The Gift. A programação ocupará toda a frente ribeirinha da cidade, com dois palcos de música ao vivo. 

No Algarve, Albufeira já tem tudo pronto para entrar no novo ano ao ritmo do “Albufeira Carpe Nox”, uma megaprodução que ocupa os dias 30 e 31 de dezembro. Logo na segunda-feira, às 22h, atuará Dino D’ Santiago, seguido da DJ Ana Isabel Arroja. Já na última noite do ano será a vez de os Xutos e Pontapés, subirem a palco, às 22 horas. À meia-noite, um espetáculo piromusical com a participação de um “batalhão de drones” naquela que “será a maior performance artística realizada em Portugal”.

Na ilha da Madeira, os festejos do fim de ano vão levar música às ruas do Funchal logo a partir das 9 da noite. Os últimos 20 minutos que antecedem as zero horas de 2025 vão ser animados por um grande espetáculo concentrado no Cais do Funchal, em forma de contagem decrescente. Este espetáculo de pirotecnia e audiovisuais, será alternada com lasers e elementos luminosos inovadores, farão bailados de luz no céu, entre outros efeitos surpresa. 

A terminar, na Praia da Barra, em Ílhavo, a tradição volta a cumprir-se a 1 de janeiro, com o Banho do Ano, com milhares de pessoas a entrarem na água do mar três vezes, ao som dos aplausos de quem assiste no areal à coragem dos banhistas.