Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Um encontro com Jack Nicholson

Jack Nicholson faz 83 anos e a melhor forma de assinalar a data é mesmo celebrar com ele. Afinal, falamos "só" um dos melhores atores de sempre.

Um encontro com Jack Nicholson
Margarida Moura

Aviso já que sou suspeita ao escrever este artigo porque acho mesmo que Jack Nicholson é o melhor ator de todos os tempos... e sim, sou uma daquelas pessoas que ficou marcada para sempre com o filme "Shining" que até hoje me faz muita confusão.

Mas, seja o melhor ator do mundo ou um dos melhores, é inegável que ninguém fica indiferente às prestações do ator em todos os filmes.

E antes de lhe sugerir uns quantos, tenho uma lista de curiosidades sobre ao ator que descobri e que acho dignas de partilha:

- nasceu em New Jersey e cresceu a achar que a mãe biológica era a sua irmã. A sua mãe tinha apenas 18 anos e os avós acharam melhor fazer assim para evitar traumas futuros;

- em 1954, "Nick", como era tratado no liceu, foi votado como o "palhaço da turma" porque estava sempre a fazer palhaçada;

- quando se mudou para Hollywood, uma vez que não conseguiu ser logo ator, trabalhou como assistente nos estúdios de animação Hanna Barbera, os estúdios criadores de "Scooby Doo";

- diz-se que recusou o papel de protagonista de "O Padrinho";

- foi nomeado doze vezes para os Óscares e ganhou três;

- é fã fervoroso dos Los Angeles Lakers e é frequentemente visto na fila da frente nos jogos;

- morou muitos anos em Mulholland Drive, em Los Angeles, e perto das casas de Warren Beatty e Marlon Brando e fazia corridas de carros com eles, tendo essa estrada ficado conhecida como “Bad boy drive”;

- acorda às 11h horas, quando a empregada lhe traz o pequeno-almoço à cama;

Só por isto, dá logo vontade de o conhecer e fazer-lhe cerca de 5282922 perguntas sobre este percurso de vida que dava uma longa metragem a tocar em todos os géneros, não é? Tenho a certeza que não sou a única a pensar assim.

Quanto a filmes, digo-lhe que para mim, Jack Nicholson podia fazer de árvore durante hora e meia sem se mexer, que eu ía ver e aplaudir o filme, mas a verdade é que filmes de Jack Nicholson não faltam, e eu deixo aqui os meus preferidos para que veja (ou reveja) enquanto brinda aos 83 anos deste ator:

- VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS (1975), DE MILOS FORMAN – Filme passado num hospital psiquiátrico, conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que acaba naquele sítio, ao fugir da prisão e que lidera os outros pacientes numa rebelião contra a equipa médica opressiva, chefiada pela enfermeira Ratched;

 

 


- THE SHINING (1980), DE STANLEY KUBRICK – a história de Jack Torrance, um homem que se torna caseiro de inverno no isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar o seu bloqueio de escritor.  Consigo estão a mulher e o filho que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e vai descobrindo os segredos sombrios do hotel, começando a transformar-se num homicida maníaco;

 

 

- BATMAN (1989), DE TIM BURTON – O primeiro "Joker" a quem o mundo se rendeu a seus pés. A história mostra a transformação de Bruce Wayne em Batman, na luta contra o crime na cidade de Gotham que ganha toda uma dimensão de loucura quando Joker começa a controlar o submundo do crime .

 

 

- UMA QUESTÃO DE HONRA (1992), DE ROB REINER -  a história de um jovem advogado (protagonizado por Tom Cruise) que tenta descobrir a verdade sobre a morte de um soldado numa base militar. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de uma punição extraoficial ordenada por um oficial superior.

 

 

- AS CONFISSÕES DE SCHMIDT (2002), DE ALEXANDER PAYNE – a história de um homem que procura desesperadamente dar um rumo à sua vida sem sentido depois da sua mulher morrer. Para tentar impedir que a filha se case com um idiota que vende colchões de água, Schmidt embarca numa viagem pelo Nebrasca ao volante de uma roulotte, e vai partilhando as suas aventuras e observações com Ndugu Umbo, um órfão de seis anos, tanzaniano.

 

 

- THE DEPARTED – ENTRE INIMIGOS (2006), DE MARTIN SCORCESE - um filme em que a polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). 

 

 

- MELHOR É IMPOSSÍVEL (1997), DE JAMES L. BROOKS – a história de Melvin Udall, um escritor obsessivo-compulsivo de ficção romântica que é rude com toda a a gente que se cruza com ele, inclusive com Simon, seu vizinho homossexual. Quando Simon é hospitalizado, o cão do vizinho é deixado aos cuidados do rabugento escritor, Melvin vai tentando melhorar o seu feitio e acha ser capaz de ter um relação com a empregada do restaurante local, a única que o serve e tolera todas (ou quase todas) as suas peculiaridades.