Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
18 junho 2024, 12:40
Partilhar

Próximos vinis de Coldplay feitos de garrafas de plástico recicladas

Próximos vinis de Coldplay feitos de garrafas de plástico recicladas
Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra, maio de 2023Rúben Viegas
Redação
18 junho 2024, 12:40
Fabrico de cópias do novo álbum "Moon Music" é exemplo de economia sustentável.

Os Coldplay voltam a apostar na economia sustentável, desta vez para fazer o fabrico em vinil a partir de garrafas de plástico reutilizadas, para o seu próximo álbum, "Moon Music", a ser editado a 4 de outubro.

Segundo avança o jornal The Guardian, cada cópia de vinil de “Moon Music” com 140 gramas de peso implica o aproveitamento de nove garrafas de plástico.

Este fabrico modelado no lixo de plásticos prevê uma redução das emissões de carbono em 85%, quando comparadas com o impacto ambiental de fabrico convencional de vinil. Este fabrico de vinil a partir de plástico reciclado para “Moon Music” permite prevenir o recurso a 25 toneladas de plástico virgem. 

Esta edição em vinil a partir do lixo de plástico provém da parceria com a Ocean Cleanup, empresa ambiental de extração de poluição de plásticos nos rios e oceanos. A matéria em vinil translúcido do novo álbum dos Coldplay é possível graças à interceção e remoção do plástico encontrado no rio Las Vacas, na Guatemala, na América Central, impedindo que esse lixo desaguasse no Golfo das Honduras e no Oceano Atlântico.

Desde 2021 que os Coldplay colaboram com a Ocean Cleanup. A banda de Chris Martin tem tido a preocupação com a sustentabilidade de várias formas, incluindo no modo como tem cumprido a longa e ainda atual digressão mundial “Music of the Spheres”, evitando sempre que possível as viagens aéreas e fazendo uso de novas energias renováveis, como o aproveitamento da energia da multidão para as “pistas de dança cinéticas” em palco.

O primeiro single de avanço do 10 º álbum dos Coldplay, “Moon Music”, 'Feels Like I'm Falling in Love', é publicado já na próxima sexta-feira, dia 21. O vídeo de 'Feels Like I'm Falling in Love' foi filmado no anfiteatro da Grécia Antiga, o Odeão de Herodes Ático, na colina da Acrópole de Atenas.