Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
04 junho 2020, 23:00
Partilhar

Sérgio Godinho para Jorge Palma: "obrigado pelos momentos de solidão partilhada"

Sérgio Godinho para Jorge Palma: "obrigado pelos momentos de solidão partilhada"
Foto Sérgio Godinho: Arlindo Camacho
Redação
04 junho 2020, 23:00
No dia em que celebra 70 anos, Jorge Palma viu as contas oficiais serem invadidas pelos amigos. As últimas palavras foram de Sérgio Godinho.

 

Jorge Palma fez anos. Fez 70 anos. Durante todo o dia, as contas oficiais do músico foram "invadidas" com mensagens, canções e partilha de histórias de amigos que quiseram felicitar a estrada de um dos maiores compositores nacionais.

Foi o dia em que se perdeu a "chave" das contas de Jorge Palma. Só os amigos, entre os quais artistas e personalidades de outras áreas, incluindo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tiveram "permissão" para publicar o afeto que sentem pelo homem e pelo artista.

A última palavra foi de outro gigante da música portuguesa. Sérgio Godinho celebrou a forte amizade que os une e contou um episódio do tempo em que Jorge Palma tocava nas ruas e no metro de Paris. 

"Tu tinhas voltado para Paris, numa altura em que já eras conhecido em Portugal. Andavas a tocar - como o bom saltimbanco que és - nas ruas e no metro. Eu fui a Paris, entrei numa estação de metro, aliás numa carruagem de metro. Ao fundo da carruagem estava o Jorge Palma, de guitarra na mão, a tocar uma folk americana qualquer. Quando me viste abriste aquele sorriso, mudaste de registo e começaste a tocar e a cantar 'A Noite Passada'. Foi um momento de solidão acompanhada maravilhoso. Ninguém sabia do que se tratava. Só nós os dois é que sabíamos do que estávamos a falar. Obrigado por esse momento e por todos os outros momentos de solidão partilhada", disse o músico.  
 

 

Entre quem deixou um mimo especial ao músico estão nomes como Mafalda Veiga, Samuel Úria, Luís Represas, Lúcia Moniz, Marisa Liz, Carlos Tê, André Tentugal, Herman José, Teresa Salgueiro, Camané, João Pedro Pais, Rita Tomé, Flak, Marcelo Rebelo de Sousa, Ricardo Araújo Pereira, Tiago Bettencourt, Cristina Branco, Mariza, David Fonseca, José Cid, Carlão, Zeca Medeiros, Pedro Fernandes, António Macedo, Tim, Manuel Paulo, Vitorino, Rui Veloso, Miguel Guedes, João Gil, Mazgani, Rui Reininho, Ivo Canelas, Paulo Gonzo, Márcia, Armando Carvalheda, Vasco Palmeirim, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves (Clã), António Pedro Vasconcelos ou Miguel Araújo. Houve também mensagens da equipa que acompanha Jorge Palma na estrada como o Nuno Lucas (baixista), Hugo Coelho (técnico de luz), Mário Pereira (técnico de backline), Vicente Palma (teclas, guitarra e voz), Nuno Couto (técnico de som), Mário Pereira (técnico de som), Rogério Xavier (técnico de backline), André Sebastião (manager), Pedro Vidal (director músical, guitarrista), António Martins (técnico de luz), Gabriel Gomes (acordeonista), Raquel Marques da Silva (road manager), Joca (baterista) e Tiago Branco (manager). E, claro, também há um presente musicado dos filhos do músico e compositor, Vicente e Francisco Palma.